Conseguiram.

Estou para ver uma coisa mais irritante e invasiva do que um formato de publicidade on-line chamado pop-up.

Ele entra sem ser chamado, não avisa, atrapalha e demora. Parece que responde àquele briefing matuto “olha, quero que minha propaganda chame a atenção, viu?” Não tem nada mais brochante do que ouvir um cliente dizer de uma peça que ela “chama a atenção” achando que ele está fazendo um elogio.

Pois, por definição, o formato pop-up chama a atenção.

Um amigo costuma chamar o pop-up de “pára-porra”. Isso porque você fecha aquela coisa, clica num link da página, e lá vem ela de novo. Isso é muito freqüente em site de sacanagem e é sacanagem o que aqueles milhões de pop-up´s são brochantes.

Pop-up´s portanto são uma porra que chama a atenção. Mas é uma porra.

Mas tem pior. Muito pior. E o pior de tudo é quando alguém consegue a proeza de transformar uma coisa que já é uma porra, numa outra mais nojenta ainda.

Pois conseguiram.

Entrei hoje em um site e aquele pop-up estava lá, me perturbando. Vá lá que seja, já estou tão acostumado àquele site que nem ligo. Ele abre, eu fecho e pronto. Mas hoje se superaram. Na horinha que eu estava tentando, num simples reflexo, fechar o coitado, ups, ele desliza para o lado e ainda faz uma gracinha. Tento de novo e lá vem mais uma gracinha. E isso umas 3 vezes.

Num recurso técnico simples e batido, resolveram “reforçar” o atributo do produto incorporando esse gadget. Reforçou. Chamou a minha atenção. E me chamou de idiota por tabela.

Daí fico pensando em quem criou aquilo. Merece um prêmio. Mas eu daria o prêmio maior para quem aprovou a peça. Ele conseguiu algo muito mais difícil: trabalhar no marketing de uma empresa e nunca ter entrado na Internet. Bravo.

Mas agora, por favor, pelo amor de Deus, tirem essa porra!

PS: Em tempo…eu não queria divulgar, mas existe um aplicativo destruidor de pop-ups: http://software.xfx.net/utilities/popupkiller/download.htm

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook