A mídia que todo mundo vê e ninguém olha.

Têm coisas que são estranhas mesmo: jogador de futebol fingindo uma contusão cada vez que perde a bola por falta de perícia, lavar a mão depois (e não antes) de fazer xixi e ser “heavy user” de Internet e programar apenas 1% da verba para essa mídia.

Sempre me soou estranho ver as pessoas usarem a Internet freneticamente mas desprezarem a mídia na hora de decidir investir em publicidade on-line.

Daí, penso assim: é, mas essas pessoas não consomem carros, celular, serviços bancários, cerveja. Não, não, isso é absurdo demais.

Então vai ver que é outra coisa. Vai ver que quem consome computador, eletrodoméstico e faz compras no supermercado é que não usa Internet e muito menos trabalha com marketing. Meio absurdo também.

E se fosse por aquele argumento meio empoeirado: somos um país de mortos de fome, de sub-desenvolvidos, um país de coitadinhos? Não é absurdo mas é mentira.

Daí fomos olhar uma pesquisa e encontrei a verdadeira razão.

Mas vamos aos dados extraídos do TGI Ibope – primeira onda 2002. Não quero exaurir a questão nessa análise preliminar. Mas dá pra ter um cheiro.

Perguntamos aos entrevistados “Como você ocupa seu tempo durante o dia? Neste diário você deverá descrever a maneira como se comportou ontem, respondendo para cada intervalo de 30 minutos: onde você estava, se estava acompanhado e o que estava fazendo”.

O target é de Jovens AB de 12 a 24 anos nos seguintes sub targets: posse de automóvel, celular, internet em casa, computador, TV, utiliza serviços bancários, consumiu cerveja nos últimos 7 dias e fez compras em loja de departamentos nos últimos 30 dias.

O resultado é surpreendentemente parecido: cerca de 20% do target respondeu que usou Internet no dia anterior à pergunta.

Mais surpreendente ainda é que o alcance de Internet ganha de TV por assinatura, jornal, revista e cinema em todos os sub-targets. Ganha sempre.

A mais singela das conclusões que podemos tirar é que, entre as atividades realizadas no dia anterior, os jovens AB de 12 a 24 anos, nas 11 praças pesquisadas, consomem mais internet que algumas mídias tradicionais. Mídias essas que, inclusive e “en passant”, concentram volumes de investimentos maiores até mesmo para produtos e serviços cujo target de mídia é esse mesmo público.

Mas por que será então que se investe tão pouco em mídia on-line?

Eu havia prometido uma resposta a isso?

Ah, sei lá. Vai entender também por que é que tem gente que faz bolinha com catota do nariz, morde a gola da camisa e limpa a orelha com o dedo mindinho?

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