SPAM, I LOVE YOU.

Rola muita polêmica por conta dessa prática. Polêmica essa que beira a hipocrisia: ninguém gosta, mas muitos usam e abusam.

Fundamentalistas falam em atentado à privacidade, rabos-presos preferem o eufemismo CRM, anarquistas cantam o requiem do e-mail.

Aos argumentos:

Se mandar e-mail não solicitado é atentado à privacidade, o que dizer da minha caixa de correio, a física, que vive entupida? O que dizer da propaganda eleitoral gratuita que entra na minha casa na hora em que estou de cueca na frente da TV? O que dizer da CPMF, do exame médico para freqüentar a piscina e do gordo ridículo que passa talquinho obscenamente nas partes, na academia? Em tempos de reality shows, coisa mais antiga essa de falar em privacidade!

Mas existem técnicas sofisticadas para fazer um marketing de relacionamento one-to-one. SPAM com cartas de nobreza. É mais sofisticado, informatizado, cheio de regras e graças, segmentações, etc. Maravilhas da moderna tietagem pelos gurus do Marketing. Na maioria das vezes, porém, o verniz cai na primeira análise. E CRM vira mídia de massa com endereçamento postal. Em outras palavras, SPAM.

Finalmente, há aqueles que falam que o SPAM está incontrolável, prejudica a rede, os servidores e o diabo a quatro. Sei lá, e tanto faz. Que inventem, então, algo mais maravilhoso que o e-mail para substituí-lo. Apocalípticos à la Gilder não estão mais na moda.

Minha posição é mais simples:

1) SPAM funciona.
2) Se posso conviver com os odores nauseabundos do Tietê, o que são duzentas, trezentas mensagens não solicitadas na minha caixa postal?
3) Se as contas de e-mail estão difíceis de administrar, vamos ensinar como funcionam os filtros anti SPAM, vamos comprar mais e maiores servidores – mais banda também – e vamos deixar de pão-durismo.
4) Como tudo na vida, como tudo na Web, qualquer tentativa de enquadrar e proibir dá com os burros n´água.
5) Vamos continuar nos revoltando contra correntes indesejáveis, piadas de mau gosto e e-mails do iBest. A estratégia é educativa.
6) De vez em quando, eu morro de rir com alguns SPAMs. E mais vale uma boa gargalhada do que mil discursos inflamados e teorias empoladas.
7) Vamos deixar de ser frescos.

0 thoughts on “SPAM, I LOVE YOU.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook