Propaganda eleitoral: o circo vai começar.

A partir de amanhã, começa a propaganda eleitoral gratuita na televisão. Como muitos brasileiros, eu ainda não decidi meu voto. Será que o show em horário nobre irá me ajudar?

A propaganda eleitoral gratuita é um mal necessário? O velho e persistente argumento de que a população, desinformada, inculta, bronca, tem o direito de conhecer, gratuitamente, seus candidatos irrita. Frustra também o descredito na política. Decepciona propalar incessantemente que nossos dirigentes são corruptos e que só pensam em interesses individuais ou de grupos de influência.

Desinformação, preconceito contra o político, safadeza endêmica, eis o que justifica a propaganda eleitoral gratuita. Propaganda eleitoral gratuita é um cancro porque é propaganda e não informação, porque escancara o preconceito big-brotheresco do eleitor, porque é rinque de acusações.

É isso que veremos, não tenham dúvida.

Um teatro enfadonho: o ex-das-massas, amansado; o fenômeno polemisando; o carrancudo bonachão; o populista pregando.

Um show de prestidigitarores: feitos improváveis, realizações invisíveis, alianças espúrias mascaradas.

Um palanque das mil e uma noites: pó de arroz, efeitos especiais, testemunhais alibabescos, gráficos coloridos, sorrisos photoshopados.

E muitas, incontáveis, deslavadas, vergonhosas mentiras. Mentiras nas promessas, mentiras nas propostas, mentiras nas intenções.

Mas entristece mesmo saber que o voto muda, ao sabor das mentiras. Ao sabor do show, da paixão, das antipatias e simpatias.

Propaganda eleitoral gratuita é a perpetuação das mentiras. Um círculo vicioso que tem lá seus defensores, seus interessados. Um tenebroso carrossel que perpetua um Brasil que não queremos mais: um Brasil que se julga incompetente, ladrão, Maria vai com as outras.

Será mesmo que as pessoas, eu, você, os outros, acreditamos nessa pantonimia? Será que eles acham que acreditamos? Pior, será que não estamos quase acreditando nela pela ausência de verdades?

Propaganda eleitoral gratuita é pão e circo para os tolos inertes que somos.

0 thoughts on “Propaganda eleitoral: o circo vai começar.

  1. Politica se faz defendendo interesses, não os pessoais, mas de um grupo desfavorecidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook