O efêmero e o de raiz.

Do surf wear ao viagra, do energético ao sabão em pó, todas as marcas razoavelmente inteligentes e preocupadas com o futuro investem no jovem. Não há um único briefing que não cite a palavra “jovem” meia dúzia de vezes.

Nos meios de comunicação, é o mesmo porre de jovialidade. Das bacaninhas-modernildas às vitrines-Don-Pérignon, da “Simples” à “Caras”, jovens, vocês são tudo!

Mas, por detrás da linguagem tecno-gago, que já virou lugar comum, ser jovem para a mídia é não ser nada. Ser jovem é não ser. Ser jovem é não fazer nada. E, por absoluta incapacidade de entendê-lo, dá-lhe entretenimento com palhaçadas performáticas. As marcas, a mídia, apostam na diversão. Pura curtição. Ser jovem é isso?

Talvez seja. Mas talvez não seja a coisa mais inteligente e eficiente para se fazer. Ou melhor, talvez haja algo menos perecível, mais consistente.

Quem sabe o jovem também busque identidade, referências, apoios? Quem sabe o jovem esteja também a fim de construir sua vida, sua luta, seus sonhos? Mas cadê? Por aí só vemos cores pulando, imagens clipadas, som chupado.

“Cadê os ícones, guias, discursos, palavras de ordem, ideais? Cadê o cara, o texto, a imagem que vai me ajudar a pensar, a dialogar?”

Na mídia não tem nada disso. Nem na propaganda. Ou com raras e lindas exceções.

“E, se não estão na mídia e ela só me dá curtição, cato essa, que já tô no lucro. O conteúdo vou caça-lo onde está: na rua, nas sinapses densas e loucas da Internet, na poesia do Mano Brown e no ritmo da Timbalada.”

Se liga, gente. Vamos investir em conteúdo, em qualidade, em valores perenes. As marcas podem, as marcas devem. A saída é conteúdo, não apenas show pra jovem dormir.

O jovem, pasme, está um pouco cansado do show de vulgaridades e banalidades. Ele consome com uma sede saariana isso que lhe é oferecido, sem julgamento de valor. Consome, digere e caga. Fidelidade pra mensagem, pra sua marca? Ele tá cagando também, porque sabe que essa merda é perecível. Pior. Ele sabe que, quando uma marca tenta se apropriar de algo, esse algo já está com o período de validade vencido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook