Banner de 12Ks, maldito seja.

Este troço que você está vendo logo acima desta coluna se chama banner. Foi inventado por um nerd carrancudo que foi obrigado a ceder espaço comercial no site que ele havia produzido. Como ele não era do métier e detestava a perspectiva de ver a Web virar um espaço de exploração capitalista, ele definiu que esse espaço tinha que ser assim, ridiculamente pequeno, absurdamente leve e com um padrão tecnológico de mínimo denominador comum, portanto ultrapassado.  Foi assim que ele nasceu, muitos anos atrás, este que é considerado, hoje em dia, o formato padrão de publicidade da Internet comercial: um banner de 12 Ks e 468 X 60 pixels. 12 Ks, para se ter uma idéia é menos do que um arquivo Word vazio, sem nenhum texto. Já 468 X 60 pixels é igual a 16, 51 X 2,12 centímetros.

O Brasil é realmente um país estranho. Há algum tempo atrás, o país aparecia nas estatísticas como um dos que tinha maior crescimento de usuários de Internet no mundo. Ainda, encontrávamos aqui alguns dos maiores e mais visitados portais do mundo. Nos festivais internacionais de publicidade, eramos aclamados como os mais criativos. E de repente, pirlimpimpim, sofremos mais uma vez do nosso endêmico complexo sub-desenvolvimentisa.

É verdade que continuamos com um crescimento importante de pessoas plugadas. Ainda temos portais pesos-pesados e iniciativas animadoras. No entanto, pasmem, esse troço aí de cima, o tal do banner continua igualzinho ao que ele era 5 anos atrás. O formato é o mesmo, o peso idem. Isso é particularmente surpreendente se levarmos em consideração que as conexões estão cada vez mais velozes, os computadores idem.

Só quem tenta, na prática, autorizar mídia na Internet sabe do calvário e do mau humor dos portais em aceitar formatos e pesos fora do padrão. Pior, só quem tenta criar idéias interessantes para anunciar as marcas dos clientes da melhor maneira possível, sabe do suplício que consiste em se adequar ao banner de 12 Ks.

Querem coisa pior ainda? Então basta navegar por aí, em sites americanos e europeus para ver o tamanho do nosso atraso. Banners grandes, impactantes, com as tecnologias adequadas. Ainda são banners mas que diferença quando comparados aos nossos raquíticos 12 Ks!

Claro que existem exceções. Mas será que exceções resolvem alguma coisa? Há quanto tempo ouvimos os portais dizendo “queremos idéias inovadoras, somos flexíveis, etc e tal”. Mas na hora de autorizar, o stress começa. A hora não está para exceções mas para uma ação simultânea e colegiada dos maiores portais para varrer definitivamente o maldito preconceito que consiste em achar  que o usuário de Internet não gosta e não quer propaganda.

Banner de 12 Ks, maldito seja.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook