Efemerídeo

Essa é a história de Mike, o louva-deus. Ele morava numa cidade grandona, cheia de tijolo sujo e céu congestionado. Mas assim mesmo ele tinha lá seus nacos de felicidade.

Mike nasceu órfão, num tronco de carvalho debruçado no muro de uma casa, entre o rio largo e a avenida ruidosa. Seus primeiros passos ele deu ali mesmo, no jardim, passeando suas antenas ainda trôpegas pelos vidros. A casa pertencia a um aposentado reverendo, que pela manhã inspecionava seu jardim florido, cantando de improviso. Foi assim que Mike teve sua iniciação musical.

Quando, mais tarde, o louva-deus espreguiçou suas asas, sem querer, ele foi alçado por uma brisa fria e zarpou do jardim. Atônito, Mike viu o jardim, a avenida, as ruas, desfilarem ao bom prazer do vento. Quando finalmente ele conseguiu estabilizar suas palmas nervosas, Mike percebeu que ele podia voar. Esse foi a segunda grande lição da vida do louva-deus. Feliz da descoberta, ele foi-se, livre dos luxos e refluxos do sopro que vinha do rio.

Quando cansou, Mike tratou de pousar. O bairro ainda despertava, quando o inseto aterrissou no parapeito de uma porta, entre uma floreira de gerânio e uma luminária de bronze que fixava seu olho de ciclope na calçada. Mike beliscou vagamente um broto que despontava por entre as fissuras da parede e matou a sede no orvalho. Finalmente, ele ajeitou-se, observando a agitação que começava alguns metros abaixo.

Os homens gordos se aninharam entre a porta e a rua. Eram três negros de peito inchado e um contrabaixo também obeso. Curioso, Mike ficou ali.
Algum tempo depois, começou o concerto. À capela, os cantores de rua entoaram a ladainha e ritmaram seus sorrisos arreganhados, batendo com as mãos. O pedestres, curiosos, amontoavam-se ao redor do trio. E Mike, ali, imóvel, hipnotizado pelos tenores do Senhor.

E quando a vida parecia deliciosamente ganha, Mike teve o terceiro grande ensinamento de sua vida. Terceiro e último. Foi quando ele avistou Anabelle, uma formosa louva-deus, piscando seus longos cílios de prata. Mike soltou a voz instantaneamente, aguda, límpida, romântica, magnética.

O resto do dia, Mike e o trio de blues encantou os curiosos e a linda Anabelle, louvando a Natureza de efêmera constância.

E quando a noite manchou o Ocidente, Mike finalmente entregou-se ao amor da bela, até perder a cabeça na paixão canibal de Anabelle.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook