A classe C é a classe dos pobres coitados

Classe C é o que costumamos chamar de pobres. Por que será que temos tanto receio em chamar pobre de pobre?

Portanto, não vamos nos enganar: vamos falar em linguagem para pobre, gosto de pobre, argumentos para pobre, garotos propaganda que pobre gosta, música de pobre, entendimento de pobre, pesquisa sobre pobres, estratégias para fisgar os pobres.

Não é uma questão de semântica, é uma questão de preconceito classista.  Chamar pobre de classe C mascara a real intenção de classificar as pessoas pelo seu dinheiro.

A intenção não é discorrer sobre luta de classes nem sobre ética cristã. Só parece interessante raciocinar sobre o tipo de comunicação que decorre de um “parti pris” financeiro.

Se avaliamos as pessoas pela grana, a propaganda deve, por consequência, falar quanto custa e como se paga. Propaganda de pobre deve falar “Custa pouco e você pode pagar”. Senão, o pobre não vai comprar. Põe logo um cara que pobre gosta, gritando quanto custa aquele produto que o coitado quer tanto. Não enrola e repete as coisas várias vezes pro pobre se convencer.

Na propaganda é assim. Pobre só vale pelo seu dinheiro. E como ele tem pouco dinheiro, tem que fazer muita propaganda para muitos pobres comprarem.

Simples e não precisa inventar moda.

E fora da propaganda como é?

Se o cara não tem grana, não quer dizer que ele é burro e surdo. Se o cara tem recursos limitados, não quer dizer que ele é feio e fede. Se o cara é humilde, não quer dizer que ele tem gosto simplório e só aprecia porcaria. Se o cara é um financeiramente desavantajado, não quer dizer que ele gosta de comunicação vagabunda.

A propaganda será muito mais eficiente quando ela for capaz de tocar, de provocar sentimentos, emoções, quando ela falar com o coração e não, com a cabeça. Essa é uma afirmação lugar-comum, um clichê que dez em cada dez profissional de comunicação repete como um mantra de emancipação criativa.

Mas é difícil porque as pessoas tem valor pela sua grana, mesmo que ela seja pouca. E é difícil porque no Brasil tem muito mais pobre do que rico. É difícil porque quem faz propaganda para a classe C é a classe A.

A menos que a gente assuma o preconceito ou lute contra ele.

A menos que, sempre que aparecer no briefing “Classe C”, a gente troque por “Pobre” e desista de fazer propaganda boa.

A menos que, sempre que aparecer no briefing “Classe C”, a gente devolva com um palavrão bem feio.

0 thoughts on “A classe C é a classe dos pobres coitados

  1. amei……………bacana mesmo,concordo contigo.Ainda me lembro da aula na faculdade( ensinando como fazer uma propaganda pra classe Cquer dizer… eu deveria descobrir como “convencer pessoas como eu a comprar, porém não me sentia enquadrada na descrição,não amava os cantores ditos classeC, etc”.Foi interessante!

  2. Olá Fernand !
    No meu caso tanto faz se me classificam como classe C ou como pobre.
    Em um eu sou só um dado estatístico, no outro eu sou descrito por uma palavra que muitos generalizam e distorcem seu significado ( pobre = loser, feio, fedido etc etc.).

    Tô fudido na mão dos rico rs…Acho que os publicitários precisam ajudar a cobrar ética dos políticos, incentivar a educação de qualidade, o empreendedorismo e depois nos chamem do que quiser: burga, reaça, novo-rico rssss,,,,
    Abs!!!!

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