Redes sociais é eufemismo

A gente tem mania de categorizar os fenômenos depois do sucesso de uma marca: lâmina de barbear, sandália de borracha, leitor de MP3, ferramentas de busca, redes sociais.

Ninguém quer pagar duplicidade na Rede Globo, mas esses nomes são pretensiosos, feios e falsos.

A última pesquisa F/Radar confirma: redes sociais no Brasil tem um nome, Orkut. As outras simplesmente não existem. O Facebook e o Twitter são fenômenos apenas nas redações e nos papos descolados, enquanto quarenta milhões de indivíduos são orkuteiros convictos. A pesquisa, que tem 2 pontos percentuais de margem de erro, não consegue ler nada desses grandes booms midiáticos.

Então, vamos falar sério: esse papinho de redes sociais é um eufemismo.

E por falar em Orkut, a pesquisa revela interessantes conclusões.

O Orkut é um fenômeno interessantíssimo porque atinge todas as classes sociais com igual importância. É claro que, considerando que a penetração da Internet praticamente não tem mais para onde crescer nas classes AB, ele cresce mais nas classes CDE. O mesmo, considerando as faixas etárias: todo jovem tem Orkut e o incremento mais importante se dá, portanto, entre os tiozinhos. Preparem-se para o Orkut continuar crescendo avassaladoramente.

Por outro lado, perguntou-se qual é o tipo de “colaboração” mais frequente na Internet. A maioria das pessoas usa a Internet e, portanto, o Orkut para publicar fotos e textos sobre sua vida pessoal. Como se a Internet e, portanto, o Orkut fosse uma carteira de identidade, um atestado de existência. Um perfil na Internet e, portanto, no Orkut nivela todas as classes, todas as idades, todos os preconceitos. A Internet e, portanto, o Orkut é a grande ágora dos cidadãos, uma espécie de chuveiro coletivo, um praia, uma mesa de cirurgia, uma estrada congestionada, uma fila na Polícia Federal, um instituto médico legal. A diferença se faz notar pelos predicados, e não pelos penduricalhos. Pelos dotes, e não pelas próteses. É justamente por isso que o Orkut é assim, a Internet brasileira.

A Internet e, portanto o Orkut, ou melhor, o Orkut e, portanto, a Internet é o que interessa. Não vamos perder tempo com o resto.

0 thoughts on “Redes sociais é eufemismo

  1. Apesar de mostrar a boa verdade sobre a força do Orkut, considerando o fenômeno dos nichos e o óbvio crescimento avassalador e rápido do Twitter, não deixar de ser extremamente insensata a última afirmação. Afinal, quando Orkut surgiu, não havia nomes de peso, que alcançam classes CDE também, como Luciano Huck, Jornal Hoje e Fantástico divulgando abertamente sua conta na rede social. É justamente no Twitter onde eles estão divulgando e, em menos de 10 minutos, conseguindo mais de 4.000 seguidores. O que, obviamente, não pode me levar a esquecer que a mesma Globo também tem feito trabalhos significativos buscando alcançar o Orkut.

  2. Alphen;

    “Não vamos perder tempo com o resto” acho meio radical demais. Concordo plenamente que o Orkut ainda é Rei aqui nas terras tupiniquins, pois sim, é o RG que permite a existência digital da população destes lados do equador. Neste exato momento.

    Colocando em perspectiva, e analisando o movimento, ve-se o crescimento do Twitter e Facebook; e a estagnação/declínio do Orkut.

    Não acreditar no Twitter acho lamentável. Porque o Twitter existe há mais de 10 anos como hábito cultural das classes mais baixas. Acredite, trata-se do bom e velho SMS (com os mesmos 140 caracteres!) só que repaginado, agora na forma de aplicativo e gratuito. E, desculpe, mas SMS bomba muito mais que Orkut.

    É um prato cheio para a população, que precisa apenas descobrir uma maneira simples e mais intuitiva de fazer uso desta ferramenta, além de, claro, terem que chegar no patamar de aparelhos compatíveis e com banda de dados (ou wi-fi) para explorarem esta ferramenta em todo seu potencial. Não sei de quanto tempo falar, mas 5 anos acho até que é muito. Você vai estar aposentado até lá? Se não, acho melhor “perder” um pouco do seu tempo olhando para isso sim…

  3. Concordo integralmente!

    E acho uma pena a maioria das marcas ainda não usarem o Orkut de forma inteligente. Na minha opinião, as marcas deveriam usar o Orkut como ferramenta de relacionamento com as pessoas e auxiliar na construção da identidade das marcas.

    Mas, pelo que sei, infelizmente as marcas que existem no Orkut (in)utilizam o meio com divulgações que só interessam a elas mesmas (e não às pessoas) e para estar nas comunidades relacionadas à marca. (Como se os membros das comunidades fossem muito ativos dentro delas…)

    Qualquer um que conheça o Orkut sabe que ele tem basicamente duas funções: relacionamento e construção de identidade pessoal no ambiente virtual. E para a maioria dos usuários as comunidades também servem pra isso: auxiliar nessa construção de identidade virtual e reforçar o sentimento de pertencimento a grupos de pessoas com quem compartilham os mesmos hábitos ou filosofias.

    Por que a maioria das marcas ainda não usam o Orkut da mesma forma que as pessoas?! Para reforçar a própria identidade e realmente se relacionar com as pessoas?! É no Orkut que as marcas deveriam responder àquelas clássicas perguntas de pesquisa: “Se essa marca fosse uma pessoa, quem ela seria? como ela é? o que ela pensa? que idéias defende?”

    Antes de entrarem de forma vazia nessa rede social, as marcas deveriam se perguntar: SE A MINHA MARCA FOSSE UMA PESSOA, QUE ORKUT ELA TERIA?

  4. até que enfim alguém falou o que muito profissional de comunicação descolado se recusa a, sequer, considerar. esses mesmos que acham orkut feio, praticamente uma 25 de março das “redes sociais”, cheio – atolado – de gente desinteressante. as pessoas de verdade que conheço -as que pegam ônibus, economizam pra não ficar no vermelho no fim do mês, que nunca saíram do país e não são mega inteirados com ambientes culturais que ditam moda – sequer ouviram falar de twitter, quiça de facebook – talvez naquele esquema “ah tá, já ouvi falar sim”. só semana passada me peguei explicando pra umas 4 pessoas diferentes o que era a maravilhosa tecnologia do twitter – imediatamente me questionando o porque fiz isso…e tendo como resposta “puta coisa sem graça”. pq? talvez pq essas pessoas estejam ocupadas demais vivendo suas vidinhas mundanas, sem passar 14h por dia penduradas no computador procurando tendências de comportamento e relacionamento entre as pessoas…

  5. Excelente artigo. Obrigada pelos dados, eles são de fato impressionantes e nos fazem visualizar de forma muito mais clara a realidade brasileira em termos de internet.
    Abraços,

  6. A tendência é que o Orkut fique para as classes CDE e o Facebook/MySpace para AB. As pessoas querem se sentir parte de um grupo e não de um todo e quando o todo se torna muito grande, ela muda. Lembre-se do ICQ que hoje todos migraram para o MSN, mas muitos querem usar outra plataforma.

    1. Legal seu post Tiago. Vc tem toda razão, tudo tem um começo. Eu só queria mesmo era fazer um ponto para dar uma acalmada na histeria. Vida longa ao Twitter (e ao Orkut e a tudo o mais!)

  7. Certo ou errado você falou

    impossivel desconsiderar o fenômeno e nao levar em consideração que temos um “delay” de migração e de informação, mas que a tecnologia está acelerando o processo.

    A tendêrncia do momento hoje (facebook ou twitter) amanhã podem amanhecer infartados, o eco que se vivencia de uma mídia hoje está encurtado mas ele existe de fato e atrás de milhões de aves migratórias digitais vem tantas outras que acabaram de adquirir o sonho tecnologico as custas de muitas prestações nas Casas Bahia. Esse povo consome e lava a alma cada vez mais, e por consequência o mercado os olha diferente e tem mais é que olhar mesmo. Precisamos sim “deselitizar” nossos conceitos mas entendendo que nesse jogo tudo muda e muda rápido.

    Gostei do seu blog, voltarei mais vezes.

    Abraço!

  8. Certo ou errado você falou

    impossivel desconsiderar o fenômeno e nao levar em consideração que temos um “delay” de migração e de informação, mas que a tecnologia está acelerando o processo.

    A tendêrncia do momento hoje (facebook ou twitter) amanhã podem amanhecer infartados, o eco que se vivencia de uma mídia hoje está encurtado mas ele existe de fato e atrás de milhões de aves migratórias digitais vem tantas outras que acabaram de adquirir o sonho tecnologico as custas de muitas prestações nas Casas Bahia. Esse povo consome e lava a alma cada vez mais, e por consequência o mercado os olha diferente e tem mais é que olhar mesmo. Precisamos sim “deselitizar” nossos conceitos mas entendendo que nesse jogo tudo muda e muda rápido.

    Gostei do seu blog, voltarei mais vezes.

    Abraço!

    naomereprimo.wordpress.com

  9. A verdade crucial é que o Orkut só faz este grande sucesso aqui no Brasil por motivos que nem sei, mas nos outros países outros tipos de redes sociais estão na frente e claro que a elite como nunca quer ter a cara de todo brasileiro e q

  10. Acho que tem outros argumentos que devem ser considerados.

    A unica diferença é que o Orkut tem 5 anos de maturidade já. Na verdade os números mostram que o Orkut já bateu no seu teto e agora, por menor que seja a queda, esta caindo lentamente.

    Twitter é uma midia nova. Mas dizer que ela é totalmente irrelevante, infelizmente é não considerar fatos claros como o poder que ele está tendo nas proprias eleições do Iran. Ou marcas como Tecnisa que ja vendem apartamentos pelo Twitter (dois no ultimo mes). Pessoas que consiguiram empregos pelo mesmo. Ou que tal ferramentas como http://www.scoopler.com/ que fazem o Search em RealTime (procurem iran e vejam como ele funciona)

    O número de usuário de IPhone também está na abaixo do 2%, mas podemos deixar de citar ele como uma das grandes revoluções? Como o fenomeno que vai mudar a forma como é o nosso celular nos próximos anos?

    Felizmente, redes sociais, estão longe de ser um eufemismo e ser apenas o Orkut. Graças a Deus.

    Exemplo não faltam, como o case da EA Sports no You Tube (jogo do TigerWoods de golfe) ou nacionalmente falando o que foi feito com o Doritos.

    Mas todas as revoluções são assim, começam na casa dos 2%,

    PS: Se lembra do tempo que para se entrar no Orkut, era preciso convite? Ele tambem já teve seus 2%.

  11. Estou no Twitter e no Facebook logo, não existo! Ah Descartes!

    Na época em que existia a possibilidade de pedaços do Skylab caírem na Terra, um amigo meu recomendou que andássemos com uma cesta de rabanete na mão. O motivo: se a chance de um pedaço do satélite cair na cabeça de um humano era de 1 para um milhão, imagina só qual seria a chance de cair na cabeça de um humano carregando uma cesta de rabanetes …

  12. Citações de Raquel Recuero, autora do livro “Redes Sociais na Internet”, sobre seu texto.

    __” “a única coisa no país que pode ser chamada de rede social é o Orkut” – só q o Orkut não é uma rede social…”

    O Orkut é um site, como o Facebook e o Twitter. Ele representa redes sociais no momento em que é apropriado pelos grupos sociais.

    Apesar de ter a impressão de que esses dados estão um pouco defasados, concordo que o Orkut ainda é o site que tem maior espaço no Brasil.

    Agora dizer que mais nenhum site importa porque não atinge um percentual maior de internautas é, no mínimo, arriscado.

    Têm públicos diferentes e uma ação bem posicionada em 1 site menor, mas bem focada, pode dar mais certo que uma ação de massa no Orkut.”

    http://twitter.com/raquelrecuero

    Eu só assino.

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