Seu burro! Tá na Internet!

Todo mundo tem um amigo sabichão, que lhe dá a escalação de todos os filmes, seriados e talk-shows, recita tiradas inteiras do seu personagem favorito e ainda dá uma aula sobre os bastidores íntimos dos atores. Ele também conhece todas as capitais do mundo, já visitou todas as exposições e museus, já comeu em todos os restaurantes, bebeu todos os vinhos e, como ninguém, debate sobre a fabricação do aceto balsâmico, a diferença entre bacalhau e seus primos sem cabeça e a dieta alimentar de um esturjão iraniano. Alguns desses ainda pontuam as interferências com vasta bibliografia.

Notas de rodapé ambulantes, esses xuxuzinhos da ‘fessora, sempre têm uma palavra amiga para completar sua falta de memória ou disfarçar sua ignorância.

A gente passava horas copiando enciclopédias, decalcando tudo com papel vegetal e, Matisses em gestação, decorando a cartolina para louvar a pátria, as leveduras de Pasteur ou as barbas de um imperador.

As professoras não gostam da Internet. Essa maldita rede, tirou toda poesia e horror dos horrores, banalizou o conhecimento.

Mas sabichão que nasce sabichão sabe se modernizar. Se não se pode mais rivalizar com a rapidez da Wikipedia, tem um outro jeito, e por enquanto, imbatível.

O jeito é ser trend-kicker, ou seja, chutador de tendências. Sabe aquele cara que te vomita em 5 minutos o que esta pegando internet afora? Aquela rede social incrível que ta bombando e que você nunca ouviu falar, aquele blog de um japonês que só escreve num htmlês pra inglês ver, aquele sueco de 18 anos que ficou milionário vendendo cadarço de all-star, aquele mega-hiper-cool produtor de mashups com bilhões de views no youtube? Tudo comprovadamente super-hype: afinal de contas, números é o que não faltam na internet.

Tempos hipermodernos são assim mesmo: um mito, uma moda e um pentelho a cada segundo.

6 thoughts on “Seu burro! Tá na Internet!

  1. Mudaram *apenas* os meios de disseminação e a intensidade / velocidade da coisa. Mas pra cada “sabichato” existe um BLOCK disponível

    Ainda bem que podemos, hoje em dia, temos a liberdade de escolher nossos curadores de informações. Texto apropriadíssimo em tempos de twittadas frenéticas!

    Beijos

  2. Lembra da musica do Jorge Bem Jor : ” Deu no New York Times….” ? Agora é “Deu na Wikipedia, na blogosfera e no trendreport da xptosa332244″….

  3. Não que eu mande muitos links mas pouco antes de ler esse post iria recomendar um site diferente que hoje de manhã. Salvo pelo gongo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook