Quem já viu um consumidor ter insight em pesquisa?

Quem fundamenta suas opções em pesquisas de mercado, tem uma relação de amor e ódio com metodologias, análises e conclusões. Somos animais inseguros e presunçosos por definição e nesse equilibrismo caminhamos.

As pesquisas são por vezes muletas, por outras, guias. E por isso, as pesquisas estão mais a serviço de preconceitos do que de aprendizados. Mais úteis para quem pesquisa do que para quem é pesquisado.

Pouco importa a técnica, das mais tradicionais às mais moderninhas, das mais científicas às mais intuitivas, das mais isentas às mais dirigidas, pesquisa não esclarece, confirma.

Fazia 21 anos que a General Motors pesquisava sua queda de participação de mercado. E ano a ano, as mensurações seguiam a mesma ladainha: vamos desaparecer.

Pesquisas são muito úteis para antecipar e inúteis para evitar.

Ainda que as pesquisas possam ter intenções exploratórias, nossa compreensão só alcança aquilo que fomos treinados a entender. Passamos desesperadamente ao largo – bem longe – de tudo aquilo que não estava registrado no script consciente de nosso cérebro. Insights só existem em pesquisas póstumas.

Se você quer estudar um elefante, de que adianta ir ao museu de história natural? Se você quer entender um fenômeno social, de que adianta encarcerá-lo em metodologias e técnicas?

Pois para que servem, então, as pesquisas? Para muita coisa mas pouco para aprender e inspirar-se.

12 thoughts on “Quem já viu um consumidor ter insight em pesquisa?

  1. O próprio texto responde a pergunta que tu fizeste no final.
    Pesquisa serve pra entender. Insights nascem do conhecimento do fato e portanto, através da pesquisa.

    Pesquisas são muito úteis para antecipar, evitar é papel do insight.

    O blog é ótimo, parabéns.

  2. Alphen, desta vez preciso expressar meu desacordo total com a sua opinião. Como profissional de planejamento de uma agência pequena, na maioria das vezes estou no contato direto com o consumidor, para tentar identificar as variáveis. E os insights surgem sim, muitas e muitas vezes úteis para evitar, sempre imprescindíveis para antecipar. Talvez a realidade cruel da falta de insight seja pior para estruturas maiores e suas metodologias terceirizadas e truncadas: mas não deveria, já que quanto maior o número de envolvidos, mais rico e detalhado deveria ser o processo. O que me leva a achar que o problema talvez esteja no observador dos sintomas e não no diagnóstico.

  3. A pesquisa de mercado, se bem feita, é um vislumbre da visão do consumidor sobre um determinado assunto ou produto. Mas de nada adianta saber disso se você não tem o que o consumidor está querendo ou pensando…

  4. “Pesq. são muito úteis para antecipar e inúteis para evitar” ????

    O diagnóstico do médico não cura, fazer algo em relação a ele talvez.

    (concordo que em pesquisas de marketing existem 1 milhão de problemas, mas arrisco afirmar que 50% deles começam em demandas equivocadas e na ineficiência do uso prático uma boa pesquisa)

  5. Cara, te admiro e respeito…mas essa vc pisou na bola. Generalizar “pesquisa” da forma que fez foi um grande equívoco. Existem metodologias maravilhosas que trazem sim insights, entre outras coisas, sobre por exemplo as necessidades das pessoas. Você já deve ter ouvido falar na IDEO, maior agência de design do mundo e uma das mais respeitadas. Eles tem uma metodologia com mais de 100 ferramentas de pesquisa e cada uma mais criativa que a outra, exatamente para os inspirar e fazê-los entender as necessedidades e desejos das pessoas. Afinal, é isso que buscamos não? Criar desejo!
    Claro que dái pra frente é trabalho do cliente como usar esse conhecimento. Assim como a IDEO, existem muitas outras empresas com metodologias fantásticas de conhecimento aplicado.

    Como todos os mercados existem empresas boas, ruins, metodologias ultrapassadas, metodologias fantásticas, etc…Precisamos tomar cuidado com as generalizações. Abraços, Paulo

    1. Patrícia, vc está correta. Mas perceba q o insight vem de vc, não do consumidor. Mas seu movimento de estar sempre com o consumidor está mais do q correto. Como diria um amigo: se vc quer conhecer o leão, nao vá ao zoológico, vá pra africa. Fora q é infinitamente mais divertido conviver do q observar.

  6. Problema não está na pesquisa. O Problema é que uns se alimentam pouco, outros fodem de menos e outros não sabem rezar 🙂

  7. O problema não está no seu texto. O problema é que muita gente ainda não aprendeu interpretação de texto.

    1. Paulo, sim, existem metodologias incríveis mas não acho q elas façam um verão. Pesquisa é como adivinhação. Tt faz se é na bola de cristal, na borra de café ou nos astros: o q faz o augúrio é o medium, não a “metodologia”.

      Mas claro, excessões existem, graças a Deus. Mas tenho certeza que na IDEO, existem melhores mediums do q pesquiseiros.

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