Rede social do céu e do inferno

A sensação de pertencimento que uma rede social proporciona é um passaporte pardo, uma desculpa esfarrapada para justificar a febre que delira na Internet.

Cinco minutos antes de criar um perfil estávamos à deriva, naufragando em relações estéreis e, mágica!, conectamo-nos com legiões de pessoas famintas. Renascemos pela lei do grude sócio-virtual. Aí tem!

Despindo-se por instantes das belas intenções, das virtudes compadecidas, da consagração da vida em comunidade, esquecendo por instantes do verniz social e dos tabus que nos esporam, onde há luz, há sombra dizia o mestre.

Se não há como fugir da nossa degradante dependência, (sós, somos um pedido de socorro ambulante), Deus, ou seu anjo preferido, também dotou seus filhos de desejos, e do mais incontrolável: o desejo de poder.

Onde há acolhimento, há influência. Onde tem pertencimento, tem controle.

Como tudo que inventamos, acotovelamo-nos nas redes sociais para abrir uma clareira, nossa clareira. Nosso espaço confortavelmente delimitado pelos próximos. É um porto onde damo-nos as mãos, ancorados e seguros.

Mas como a arma que defende e suicida, estamos lá também e principalmente para exercitar nossa fome de influenciar e controlar.

Todo integrante de rede social é um formador de opinião (ainda que em gestação), um evangelizador, um demiurgo. E é o que, antes, nos move.

2 thoughts on “Rede social do céu e do inferno

  1. parece que você considera tudo isso algum problema, como se esta questão, que é social no sentido mais amplo, e que, inclusive, de acordo com a antropologia, é nossa principal arma contra a extinção: a capacidade de identificar o diferente. identificar o diferente é, ao mesmo tempo, identificar o igual (que sequer existe, o conceito, sem o “diferente”). e entre igual e diferente há um universo inteiro, que preenchemos com nossa influência, acolhimento, controle, pertencimento… diz aí? – tudo junto, como deve ser.

    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook