Uma amiga alarmou-se com a estúpida idéia da secretaria de meio ambiente de instituir um dia sem carne (segunda feira), sois disant para lutar contra o aquecimento global. Meus leitores donos de churrascaria (sic) deveriam instituir um desconto nesse dia para provar a imbecilidade da iniciativa: entre o prazer de comer carne quando me dá na telha e a flatulência do gado nos pastos, quem desistiria de um bifão delicioso? Além da ignorância cientifica dos autores da idéia e de suas gulodices de popularidade, acalmei a amiga dizendo que Dona Maria não leu essa notícia e vai continuar comprando carne no supermercado.
A gente se anima no nosso micro-cosmo de mídia. Se alarma também. Se apavora às vezes.
Já decretaram a morte da mídia de massa, todas, com o argumento clássico de que as novas gerações, em particular os adolescentes, estão consumindo menos TV, menos jornal e substituindo seu consumo de mídia pela Internet.
Não é bem assim. Vamos des-quebrar alguns paradigmas com um recente estudo da Nielsen nos Estados Unidos.
Não é verdade que os adolescentes são mais multimídia simultâneos que os adultos (77% do tempo de consumo de mídia continua sendo exclusivo e não simultâneo).
Eles continuam muito focados na TV (3 horas e 20 minutos de TV por dia contra 52 minutinhos na frente do PC). E, ainda, vale dizer, que eles assistem mais TV do que nunca, e ao vivo, mas muito mais do que gravando programas (pulando comerciais).
O estudo também aponta que os teens assistem menos vídeos online do que os adultos (pouco mais de 3 horas por mês entre 12 e 17 anos, 5 horas e meia entre 18 e 24 anos e 3 horas e meia entre 35 e 44 anos).
Tem mais: os adolescentes também usam menos a Internet que a média da população (11 horas e meia por mês contra pouco mais de 29 horas da média) e só respondem por 23% da audiência de jogos de console e menos de 10% de jogos para PC.
Mas o dado mais surpreendente vem agora: mais de um quarto dos adolescentes americanos declaram ler um jornal diário e um terço no domingo.
Ao invés de decretar a morte da mídia velha, talvez seja mais interessante adaptá-la aos novos tempos. Antes de entronizar a mídia nova, talvez seja mais interessante arrumar um jeito de ganhar dinheiro com ela.
E antes de parar de comer carne ou inventar um luftal bovino, vamos fotografar o prefeito se empanturrando de um delicioso bife Bonsmara.
Tem certeza que é o prefeito ou trata-se do irmão?
http://2.bp.blogspot.com/_gTarfZKwmPM/RuhxAAAvWiI/AAAAAAAAAn8/bmix7z9wAik/s400/kassab-g.jpg
e deve ter aproveitado muito
eu adoro bifes bosmara.