Propaganda gosta mais de festa ou de prêmio?

Um desfile de escolas de samba é uma festa. A competição para escolher a melhor delas é um prêmio. O carnaval é um prêmio que é uma festa. A desculpa para a festa é o prêmio. Miss Universo, Oscar e Vale Tudo  também são festas disfarçadas de prêmio.

Há também festas que são competições. A Copa do Mundo por exemplo, as rinhas de galo, o Nobel. O prêmio dá em festa, mas é o primeiro que importa.

A linha é tênue, mas a diferença se estabelece por eliminação: um carnaval sem festa não acontece enquanto que se eliminarmos a premiação, rola. Uma Copa de Mundo sem competição simplesmente não pode existir e a festa não faz muita diferença.

Simplificando, há festas como o carnaval e há competições como a Copa do Mundo.

Na propaganda há também prêmios que são festas e festas que são prêmios. Há competições e há festas, apesar das suas respectivas desculpas.

Todo mundo gosta de festa e todo mundo torce por premiações. Não é preciso fazer juízos de valor, festas são emocionais e prêmios são racionais.

Existem prêmios que viraram festas. O Festival de Cannes de Publicidade está quase lá. Afinal nem precisa ter os melhores prêmios, é só somar alguns bronzes e muitos short-lists para ser a agência do ano e fazer a festa.

Agora, ser indicado a um prêmio apesar de ter feito uma mega cagada por causa de prêmios (e festas), é a festa do caquí.

2 thoughts on “Propaganda gosta mais de festa ou de prêmio?

  1. para quem não lê o blue bus, nem o MM, pode contar em detalhes? Eu conto um causo: ganhei um prêmio bacana este ano, melhor fotografia de publicidade, pelo Clube de Criação, fiz a maior festa e no final além de uma estrela um pouco tosca, desculpe estrela, só eu mesmo fiz a festa. foi o bloco do eu sozinho. Já os leões em Cannes, foram 3 este ano, fizeram a maior festa, e eu não ganhei prêmio nenhum. êta mundo injusto.

  2. esqueci de dizer direitinho, os leões foram meus tb. só não estão comigo. por aí…esquece vai…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook