Estratégias de rede social: sonhos de uma noite de verão

– Tivemos uma idéia: vamos distribuir geladeiras para consumidores. Já imaginaram a adesão?

– É simples: o cara se inscreve e assina um termo pelo qual ele receberá o equipamento completamente decorado com a nossa marca, nossos valores, nossa mensagem, nossas cores, etc.

– Sim, e feliz, ele irá colocar nossa marca dentro da sua casa, virando um verdadeiro difusor, embaixador, entusiasta da marca.

– Custa um pouco mais caro, mas podemos inclusive dotar as geladeiras de monitores que irão veicular, totalmente de graça, nossos comercias.

– Cada vez que o sujeito abre a porta, o nosso jingle toca

– E por aí vai.

– As possibilidades são infinitas.

Depois de longos minutos de transe a reunião termina: o item “mídia inovadora” está ticado.

O inventor da propaganda na televisão ou da própria televisão, deve ter tido, há mais de 50 anos, mais ou menos a mesma idéia. E deu muito certo. Por que não daria de novo?

Geladeiras custam caro, muito mais caro do que “o custo por um” de uma campanha em horário nobre na televisão.

A idéia é tão ingênua quanto a divagação que toma conta de dez em cada dez entusiastas das mídias sociais para uso publicitário.

A dor de cotovelo expressa pelo afã desesperado de driblar os meios de comunicação organizados, criando uma relação direta entre o anunciante e o consumidor, move a quimera de que é possível convencer as pessoas a colocar uma geladeira na sala a troco de nada (para os mais inocentes) ou de conteúdos da marca (para os mais convencidos).

E a geladeira na sala no Orkut, Facebook ou qualquer outra rede pode chamar-se banner (para os novatos) ou aplicativo (para os mais antenados).

Mas o que iria convencer uma pessoa a aceitar propaganda no seu perfil?

Nossa incrível criação? Nosso valioso merchandising disfarçado de conteúdo? Mais um serviço desses que pululam a troco de um clique na Internet?

Que tal dinheiro?

– Você aceitaria colocar uma propaganda no seu perfil?

– Que vantagem eu levo?

– Dinheiro: a cada clique ou impressão, pingo uma grana na sua conta.

– Demorô!

Estratégias de redes sociais sem pingar um troco na conta das pessoas, abertamente e sem malandragem, é fofo mas não rola.

6 thoughts on “Estratégias de rede social: sonhos de uma noite de verão

  1. Finalmente algum ar pra respirar em meio a tanta bobagem que é escrita pelos profetas metidos a gurus das novas mídias.

    Parabens pelo texto Alphen´s.

    Tenha um bom dia.

  2. Parabéns Fernand, ótimo tema e texto franco.

    Meu adendo é de que, neste caso, o dinheiro nem sempre é dinheiro (cash). Mas no fim, claro, tem que se pagar.

    Abraços,

  3. Alphen,

    O texto começou bem, levantou bem os pontos e a questão que se vive hoje em torno das redes sociais.

    Entretanto existem outras motivações que não só o dinheiro, na verdade pagando qualquer coisa voce consegue.

    A questão é que nenhum anunciante tem tanta grana assim, e o dinheiro da mesma forma que atrai um consumidor, depois que ele é retirado o cara vai embora junto. Vide promoções, 2 por 1, entre outros.

    O que preocupa é a mesma questão que preocupa quando se fala em promoções. Depois que acabar a promoção quantos ainda continuam fiéis a uma marca e com recompra, mesmo sem receber nada em troca.

    Bacana o texto, já gerou um debate e isso já é saudável para todos no mercado.

    abs,

    L.

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