É verdade que não há muitas regras para obter sucesso na Internet. Pudera, a Internet é uma deserto de dunas.
Por outro lado, o que não funcionou outro dia não necessariamente funcionará agora. E o que funcionou ontem pode ser um fracasso amanhã. A Internet é terra de posseiros: ninguém é dono de nada, muito menos das boas idéias.
Mas sempre é bom disciplinar algumas observações e tirar conclusões (fugazes, é certo) mas úteis.
Por exemplo:
Hierarquias de acesso são contra-producentes. Proteções de conteúdo também.
Ninguém que perder tempo com níveis de aprofundamento e muito menos quando a intenção comercial é evidente.
Primeira página e capas são coisa da mídia antiga, índice também. Quem impõe a ordem e o fluxo do acesso é quem busca e não quem cria.
As pessoas não flanam na Internet, têm intenção e determinação (mesmo que elas possam mudar ao longo do processo de busca). Se a primeira busca não fornece a informação desejada e precisa, refina-se a busca ao invés de seguir no fluxo lógico da hierarquia imposta.
Toda hierarquia subentende um desejo de controle e proteção. Esse negócio de pegar pela mão é coisa da mídia antiga que cobra pela ajuda. Quanto mais níveis, mais receita, ora pois.
Mas aqui é diferente. Se você quer cobrar pelo conteúdo – qualquer que seja o tipo de cobrança (inclusive publicitária), seja explícito, honesto, direto, rápido.
É porque ainda se pensa em arquiteturas de informação que sub-entendem hierarquias cheias de vestíbulos, ante câmaras, corredores, passagens secretas e pedágios sem fim, que 99,99% de todos os sites do universo são um colossal cemitério de bits e de recursos.
Copiei ! 🙂