A frustração dos consultores de imagem

Se é um pouco frustrante trabalhar com planejamento em uma agência de propaganda, difícil imaginar como deve ser difícil a vida de um consultor.

O planejador é um teórico, cria raciocínios abstratos, inventa construções ou sugere referências a partir de indícios pesquisados. Como ele não tem laboratório, suas experiências são sempre hipotéticas, inferidas ou intuídas.

A realização dá-se através do talento de outro, muitas vezes de forma difusa e quase sempre sem muita glória.

Mas vá lá que ele reconhece no que vai pra rua, quando é bom – ou acha que reconhece ou acha que é bom – uma centelha de seu trabalho, um átomo criativo, um cheirinho de “fui eu que fiz”.

Mas e quando planeja-se em uma torre de marfim, distante da oficina? Quando cria-se o raciocínio, entrega-se o relatório e dá-se as costas (quando muito concedendo um aconselhamento distante)?

Pelo menos o primeiro, que trabalha numa agência, divide o mesmo espaço de quem está em campo, vibra por osmose. Com a camisa de torcedor, sente-se parte do jogo.

O outro, o consultor “externo” é um general sem exército, um arquiteto sem obra, um terapeuta sem paciente, uma Norma Desmond sem mordomo para inventar as cartas dos fãs.

Ou na melhor das hipóteses, um engenheiro de obra pronta.

2 thoughts on “A frustração dos consultores de imagem

  1. O segredo do bom trabalho de consultoria de planejamento, seja via agência ou por um profissional de mercado é o entendimento profundo do negócio do cliente alinhado com o conhecimento do mercado. Não adianta trazer soluções de mercado que não se encaixem na realidade da empresa. Ficar na torre de babel da ciência e da ficção não gera resultado prático ao negócio, e ai o general fica mesmo sem exercito e o líder sem seguidor.

  2. Café com Propaganda (7º semestre) – Planejamento. Debate c/ Juliana Montenegro da Morya. Dia 29/04, 10h30 na Saraiva do ssa shopping.

Leave a Reply to Almir Neves Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook