Story telling ou Audience builder?

Os career climbers adoram que seja em inglês, a língua dos arrivistas. Mas intriga um novo cargo muito em voga, os STEO (Story Teller Executive Officer).

O que diabos faz um cara desses?

A Sheerazade foi contratada para contar histórias pra boi dormir pro sultão insone. Ela tinha uma função soporífera, mas acredito que esses executivos aí não queiram adormecer ninguém. Eles vieram com tudo e fazem muita prosa e prosopopéia.

Em síntese, o que se quer é ensinar o criativo de qualquer segmento que uma boa história cativa mais do que relatos jurídicos, técnicos, mercadológicos. Tem outras sofisticações (transversalidade dos meios por exemplo) mas isso é complicado demais para um post fugaz.

Para quem já produzia conteúdo, não tem absolutamente nenhuma novidade. Tampouco para uma agência de propaganda (menos aquelas que fazem balanços, classificados, mentiras políticas e polimento de egos).

Mas talvez seja a hora desse cara aí inventar uma outra sigla, muito mais nova, tendência total. O novo hit dos power points: o ABEO (Audience Builder Executive Officer). Vai ser um rastro de pólvora no mercado publicitário. Um frisson.

O ABEO é o cara que inventa um jeito para que a história contamine mais e mais pessoas, o cara que rema na maré e contra ela. O sujeito que inventa história para que ela se dissemine como refrão de marchinha de carnaval.

Mas como qualquer babalorixá que se preze sabe, uma tendência não substitui a outra: os STEO catequizam os incautos burocratas e os ABEO pegam de jeito os deuses glamorosos do Olímpo criativo.

Vamos nessa que os búzios nos chamam.

4 thoughts on “Story telling ou Audience builder?

  1. o que espanta é o mal gosto.
    a coisa é explicitamente cafona, sob qualquer aspecto, ou ambos os fundamentais: éticos e estéticos. Éticos nem se diga, o mundo aí lá fora e nego com STEOS, AMBOS, CEOS.. e estéticos, que já faz tempo que potencia sem discrição é para muito poucos.

    Ave Maria, como são feios. uma boca bangela no meio do olho.

  2. Desculpe ir contra a maré, mas valeria um post mais complexo que esse para fazer da Transmedia e do Storytelling. Recomendo a leitura do livro Convergência de Mídia de Henri Jenkins. Escrevi um artigo (http://www.contextoseo.com/convergengia-de-midia/) no meu site que eu falo mais sobre convergência, como usar preparar um conteúdo e dividir entre muitas mídias e como isso vem sendo usado nos EUA com muito sucesso.

  3. Ave Maria Alex, jura?

    eu recomento Museu de Tudo, do João Cabral

    eu li o best seller do Jack Welsh, só de sacanagem para um tio meu, que é CEO, ou STEO, não sei bem, 900 páginas..Lá haviam muitas convergências, transversalidades, transmidias, storytelling.. Para boi dormir…

    Fez muito sucesso nos EUA.

    Ave Maria…

  4. needs less spam, more people telling her if her fucking story idea will work even if it is a pkd/sci fi cliche

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