Dicas para um planejador neófito: o sistema é bruto

1) Curriculo: mandar curriculo por email é a coisa mais preguiçosa do mundo. Se não houver outro jeito – digamos que você more no Cariri, que você não conheça ninguém a mais de um quilometro de distância e que sua vocação esteja escrita nas estrelas, mande um curriculo inteligente que diga exatamente o que você quer e porque você quer isso. Não perca tempo em salamaleques, nem frases vagas, mas não deixe de demonstrar que você sabe com quem está falando. E se você tiver algo para mostrar, poupe os servidores de emails de attachments: publique em algum lugar e mande o link. O sistema é bruto.

2) Network: network é importante e não tem absolutamente nada a ver com caderneta de endereço. Network não se conquista entrando em redes sociais tampouco. Elas só servem para te dar uma pista. Se você identificou seu target, comece o namoro com educação e pertinência. Jamais puxe o saco. Mande emails, participe das comunidades, dos blogs mas só se você tiver algo inteligente a dizer. Elogios, e manifestações folclóricas são contraproducentes. Encontros de profissionais são enfadonhos, não perca seu tempo. Quem interessa não vai a esses convescotes. O sistema é bruto.

3) Indicações: é importante ter bons relacionamentos. E por bons relacionamentos entenda-se pessoas que tenham argumentos para saber te vender. Ninguém pede favor a ninguém por amor. Não se queima cartucho por belos olhos e interesses sórdidos. Seu pai, seu irmão, seu primo empresário, seu padrinho rei da Prússia são queridos, mas são muito piores no quesito indicação do que seus ex-colegas e seus ex-chefes. Não faça inimigos profissionais porque o mundo dá voltas. O sistema é bruto.

4) Oportunidades: não abrace qualquer porcaria, para estar “dentro do mercado”. É perda de tempo. Não é a empresa que te escolhe, é você que deve escolhê-la. Um pouco de auto-estima é bom. Se você achar um bom terreiro, invista, trabalhe muito, faça muitas perguntas e não fique arrotando verdades. A probabilidade de você falar uma asneira é colossal. Seja discreto, simpático, solícito e tente evitar de mostrar seus extraordinários dotes, suas fantásticas relações, sua polpuda conta em banco. O sistema é bruto.

5) Background: 1) aprenda a escrever, aprenda a escrever, aprenda a escrever. Se você escreve bem, quer dizer que você pensa bem. E se você pensa bem, você é útil e tem futuro. O resto – a formação, a experiência, as leituras, os cursos, os workshops, as viagens não servem para absolutamente nada se você escreve como um porco javanês. 2) aprenda a falar, aprenda a falar, aprenda a falar. Se você fala bem, quer dizer que você tem segurança. E se você tem segurança, você é útil e tem futuro. O resto – seu corpo irresistível, as grifes que você estampa e o sorriso colgate não servem para absolutamente nada se você fala como um estivador bêbado. O sistema é bruto.

6) Paciência: tenha muita paciência, muita. O sistema é bruto.

Publicado originalmente no site CHMKT

4 thoughts on “Dicas para um planejador neófito: o sistema é bruto

  1. eu colocaria um sétimo argumento: não tenha medo de mostrar a cara, de “ser pro-ativo” e ligar e encontrar as pessoas que te interessam, para mostrar a suas idéias, seus pensamentos, sua forma de ver o mundo.

    as vezes, de um papo informal, de uma ligação para tomar um café na padaria da esquina, pode surgir uma oportunidade.

    digo por experiência própria.

  2. que coisa mais dificil.Faça seu trabalho com dedição, amor, verdade. Se não agradar a uns, vai agradar a outros. Tem sempre uma porta para quem cedo madruga e tarde se deita. O resto, leia lá o que o Fernand escreveu. Principalmente quando ele diz: aprenda a escrever. Só faltou lembrar que para escrever bem, há de se ler muito. Nao não lê nã consegue escrever.

    No mais, fé cega, faca amolada.

  3. Prezado Fernand, você devia cobrar por este texto. Ela ensina mais do que anos inteiros de faculdade (principalmente de comunicação), e quem pagar ainda vai fazer uma enorme economia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook