Argonautas, astronautas e internautas

Teseu foi o banbanban que conduziu uma turma para passar a mão na lã de ouro de um carneiro maluco. A expedição foi cheia de aventura, até Hercules o fortão estava lá e há controvérsias quanto ao sucesso da doideira.

Já os astronautas são uns cara super craques que vão lá nas alturas, fazer sabe-se lá o quê. Dizem que é tudo mentira, que é uma disputa aí com os russos que inclusive inventam muita história e comem criançinhas, como todo mundo sabe. Tem até um japinha bem legal que fica mandando imagens do photoshop dele direto para o twitter.

Assim como todo gregozinho do tempo antigo queria ser um argonauta quando crescesse, os americaninhos querem ser astronautas. É bacana ter uns heróis assim e no Brasil, jogador de futebol deveria se chamar futebolnauta. Faz mais sentido.

Daí, um dia surgiu um negócio aí que ligava as pessoas pelo computador. O legal é que essa invenção pegou fogo e todo mundo se ligou que era super útil namorar a distância, e até com vídeo, porque evitava aquela saia justa de levar um fora ao vivo. Fora o trânsito né? E o banco, pô, dinheiro é um troço virtual mesmo!

Chamaram o lance de Internet, e, claro, assim como para os argonautas e os astronautas, quem criou tudo foram  uns cientistas desmiolados afim de ficarem ricos e poderosos às custas da grana do exército. A gente pode até não gostar, o mundo é o que é por causa das guerras. Fazer o quê?

No começo, só tinha uns caras cheios de espinhas, geralmente magricelas mas tinha uns bem gordos também. Eles eram esquisitos porque trocavam o dia pela noite e falavam umas coisas que ninguém normal entendia. Eram os tais dos especialistas. Essa turma aí, dava medo, e tanto medo que dizem que eles tinham super poderes para entrar lá na NASA e até roubar os segredos do FBI, tudo sem tirar a bunda da cadeira e comendo pizza e M&M.

Quanto a gente tem muito medo de alguém, geralmente a gente não sabe porque, mas deve ter razão de ser. Daí, tem duas alternativas: ou a gente mata o cara ou então chama ele de maioral. É tudo guerra mesmo.

Foi por isso que chamaram os especialistas da tal da Internet de Internauta, que é tipo um astronauta do espaço virtual como o astronauta que é a mesma coisa só que do sideral.

Não dá pra saber se é a mesma mentira que os generais inventaram no caso da Internet – afinal os caras já enganaram os gregos e os americanos – mas com o tempo, a Internet, até a Dona Maria lá de casa usa. Ela é especialista em muita coisa, a Dona Maria, mas de computador, tenha dó, ela não manja nada.

No fundo, no fundo, é uma palhaçada chamar um bilhão de pessoas de internauta, especialista, herói. Se tivesse tanto banbanban, o mundo não estaria assim tão bagunçado. A maioria das pessoas que usa a Internet nem nunca ouviu falar dos argonautas!

Vamos acabar com esse negócio de chamar quem usa a Internet de internauta porque é bem ridículo.

4 thoughts on “Argonautas, astronautas e internautas

  1. Bola dentro futebolauta ;)s Sempre ótimos textos!
    Saudosa…Falamos de ti, Ligia e eu, num almoço relax no Ritz. Quero te visitar aí dia desses, mostrar trabalhos daqui da Sardinha Filmes. Diz se e quando puder, ok!?
    Beijo e te desejo o sucesso de sempre!
    Ines Galvão

  2. Gorgolauta, delicia de texto. tua sala tem a cara deste texto. Surreal, poético, non sense, chuet ou xuet ou chuète. Uma maravilha. Bravo.

  3. Bom Dia!

    Super parabéns pelo blog… O rss tá assinado já!
    Gostei da eloquência e humor dos post…

    Abraço,
    Fernando

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook