O Orkut é tosco?

Todo mundo tem muita opinião sobre Internet. Por ser, provavelmente, o meio mais fácil de ser pesquisado, ele também é o mais pesquisado. E, com ou sem carona em pesquisas, tem mais analista do que internauta, principalmente os sem carona.

O Orkut é incontestavelmente a rede social mais popular do país (com uma diferença abissal para os outros), aquela que as pessoas mais costumam acessar (o Orkut não é um cemitério de bits), e permanece incólume, no topo, há mais de dois anos.

Sua utilização é abrangente (usado ativamente no compartilhamento de conteúdos) e acompanha a própria penetração do acesso à Internet em termos de classe, idade e sexo.

Por outro lado, o crescimento das outras redes,  pretensamente mais populares acima do Equador, acompanha tão somente o crescimento da massa de internautas.

Mas todo analista adora comparar, inclusive coisas incomparáveis, como o Orkut e o Facebook. E claro, a brasa sempre é puxada para sua sardinha. E o Facebook é a sardinha de quase todos os analistas, os sem-carona.

O mais recente argumento dá conta do crescimento do Facebook na Índia, igualando o Orkut. Mas também ouve-se que o Facebook tem mais aplicativos, tem integração mais amigável com outras redes, tem gadgets mais divertidos, é mais privativo, é mais preparado para intervenções comerciais como conteúdos proprietários de marcas, é mais bonito, mais moderno, mais seletivo, mais isso e mais aquilo. Mas a Índia não é aqui.

Mas se a penetração do Orkut não mexe uma palha há anos, se as outras redes não crescem na proporção de suas ambições e da torcida uniformizada dos analistas, pelo menos duas hipóteses podem ser levantadas.

A primeira é que provavelmente as diferenciações do Facebook não são suficientemente relevantes para atrair pessoas já habituadas e sedimentadas no Orkut. Dá trabalho mudar de número de celular, mesmo com a portabilidade. Migrar de rede é mais do que trabalhoso, é como mudar de identidade, de país, de família.

A segunda hipótese é que o Orkut talvez não seja  tosco, mas simples. E essa simplicidade talvez seja o que as pessoas gostam nele. Se perguntarem para uma novelista militante se ela quer interatividade, por exemplo, e escolha de trama online, aposto que ela vai mandar todo mundo plantar coquinho na rede mundial de computadores.

Toda análise é boa, desde que não contrarie as evidências.

11 thoughts on “O Orkut é tosco?

  1. Rede social é a balada virtual, as pessoas nem se importam “muito” se a bebida é cara, a comida é boa, as cadeiras são feias e o banheiro é esquisito…se a galera estiver lá, é pra lá que eu vou…e neste momento a galera mesmo conhecendo outras “baladinhas mais hype” bate cartão é no Orkutão mesmo #fato
    Até o dia que a galera decidir que a balada da vez é outra…abraço

  2. Bom, o Domingão do Fausto é o mais assistido programa de auditório de domingo, e é tosco. A revista ÓIA é uma das mais vendidas, e é tosca….
    Fui usuário do orkut por alguns anos, mas não consigo voltar. é muito… ããã…. tosco.

    Claro, ”pãos ou pães é uma questão de opiniães”…

  3. Alphen, sou admirador dos seus posts, mas sobre esse tema acho que é preciso ser mais profundo. Faltam pesquisa e dados no Brasil e esse assunto especificamente sobre “favelização” ou morte do Orkut e supremacia do Facebook bla bla bla é algo que seria facilmente esclarecido se ambos (Google e Facebook) de forma transparente divulgassem seus números de usuários ATIVOS e tempo de navegação.

    Mas um outro problema é essa tal transparência. Em quem e em que acreditar? O Google diz que tem 45 milhões de usuários, ok, mas quanto tempo eles gastam, quantos são ativos, quem são eles???

    Isso sem falar de usuários e seguidores no Twitter, quantos são fakes e bots?

    A questão da mensuração de dados na internet ainda tem uma aura nebulosa, veja que o numero de usuários no Brasil diverge (muito) de instituto para instituto, os critérios são diferentes, enfim…e ainda mais no caso de Google e Facebook os números serão trabalhados para favorecerem um ou outro.

    abs

    1. Oi Deny,

      A minha afirmação é baseada numa pesquisa que infelizmente ainda não posso divulgar. Mas assim que puder, ela será divulgada aqui.

      Abraço

      Fernand

  4. Oba Alphen,

    Outro dia li um artigo sobre o lançamento da nova função do Orkut, chamada “grupo de amigos”. Você organiza grupos e pode mandar mensagens (status) com fotos e vídeos para os seus amigos. Muito parecido com o que vc faz no FB.

    No artigo comentaram que era o Orkut “correndo atrás” do FB. Achei no mínimo engraçado, já que alguém que está na frente, nadando de braçada, não corre atrás, melhora seu produto.

    Na minha humilde opinião essa funcionalidade tem tudo pra dar certo. Essa migração de rede social realmente dói mais que trocar número de celular. Eu mesmo, uso as 3 redes profissionalmente e pessoalmente. Os novos posts ao meu blog, http://www.umpoucodenada.com.br, são divulgados no twitter, FB e Orkut.

    A “ultrapassada” rede sempre me traz muitos acessos, mais que o FB. ou seja, quem está lá acompanha e compartilha sim. Nos projetos profissionais acontece o mesmo.

    Um forte abraço.

    1. Isso mesmo, Léo. Mas o modismo cega (principalmente quem não tem experiência própria).

  5. Concordo muito com esse seu texto, Alphen.
    Quase semanalmente temos pesquisas sobre redes sociais.
    É uma onda muita forte de informações e fontes diferentes e o que falta, na minha opinião, é perder um pouco mais de tempo pensando e estudando os dados para chegarmos a uma conclusão.

  6. O fim do orkut está “escrito”. É questão de tempo até o facebook tomar o seu lugar.

Leave a Reply to Gustavo Fontes Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook