Produtor: he’s the guy

Se uma agência de comunicação deve concentrar-se cada dia mais no poder das ideias, se a comunicação com consumidores não se dá mais apenas no que outrora chamávamos de veículos de comunicação (todas as plataformas confundidas) e se as marcas focam esforços consideráveis em inovação para transcender a moldura de seus produtos, então uma agência de comunicação não pode mais ser só “de comunicação”.

Quem já lidou com qualquer processo criativo, inclusive o de agências, percebe que muitas vezes criar subentende transbordamento de iniciativas. Quanto mais poderosa uma ideia, mais ela poderá ter aplicações múltiplas que vão além dos suportes já existentes.

Por outro lado, com a explosão dos meios de comunicação, com a exponencial promiscuidade que transforma qualquer coisa em “veículo” de mensagens publicitárias, já não dá mais para querer comunicar-se com os consumidores sem criar os próprios veículos ou recriar os já existentes.

Finalmente, as próprias marcas querem cada dia mais aproveitar-se da reputação que construíram utilizando a franquia de preferência e a fidelidade que conquistaram para extrapolar seu ramo de atividade. E, assim, as marcas lançam-se em aventuras inimagináveis até poucos anos atrás e em empreendimentos rentáveis que não têm mais nada a ver com o produto que elas inicialmente representavam.

Assim, uma agência não pode mais ser apenas uma agência de comunicação. Ela tem de ser uma agência de ideias.

É aqui que a porca torce o rabo. Por um lado não existe ideia boa se ela não for realizada, e por outro ainda não nasceram no mundo parceiros realizadores de ideias desenquadradas dos formatos tradicionais.

Essa talvez seja a maior lacuna a ser preenchida pelas agências: um produtor universal capaz de acionar os parceiros especializados, um “homme à tout faire” que produza para além dos formatos.

A falta desse “production buyer” tem gerado muitas frustrações ou cabrestos criativos.

3 thoughts on “Produtor: he’s the guy

Leave a Reply to Fernand Alphen Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook