Lá, para ler, aprender, criar dava um trabalhão. Tinha que se investir. Tempo, concentração, disciplina, curiosidade, coragem, dinheiro também.
Cá, está tudo (ou muito) à mão. Ler, aprender, criar dá tanto trabalho quanto conectar-se.
Lá, todo o conteúdo era “pull”.
Cá, é “push” e, quando muito, “um search” precoce.
Lá, tinha que povoar a memória e interconectar tudo com tudo. A dificuldade era fator de êxito e realização.
Cá, a memória e as conexões são dadas. A facilidade é tanta que dá até preguiça.
Gian Gastone Di Medici foi o último herdeiro dos grandes estadistas, homens de fé e mecenas Duques da Toscana. No final da sua existência, ele não saia mais da cama onde comia muito e a todos. A vida era um push de facilidades. Sem pull, depravou-se. A facilidade abilola.
Claro que voltar para lá não é uma solução, muito menos uma opção.
Mas o grande desafio do século não é mais prover conforto e facilidade, é reinventar o ensino, reinventar o método. E, por método, subentenda-se aqui reintroduzir dificuldades excitantes no aprendizado e na formação das pessoas, transformar o ensino em programas de “reality” onde a maior das provas é desplugar.
De lá para cá, são vinte anos de Internet já – http://www.alphen.com.br/2010/11/16/de-l…
@Alphen nao sei o que me doi mais, medir o tempo em anos ou quilinhos 🙂
belo parágrafo de fechamento.
Quanto mais a “geração Y” (argh!) se pluga (na Internet), mais ela se desconecta (da realidade). As neurociências estão provando que navegar à deriva compulsivamente, de forma “multitarefa” – que tantos elogiam tanto – dificulta o cultivo da memória e o aprofundamento do aprendizado. Ou seja, superficializa o conhecimento. A sem-gracice da publicidade atual é apenas um dos sintomas, graves, dessa assombração digital. Então, se não queremos que características essenciais ao ser humano sejam totalmente substituídas pelo Google e seus afins, carcomendo o ambiente que resultou em toda a história artística e científica da humanidade, combatamos a binarização dos cérebros, a esterilização internética dos talentos.