Big ideia é big por quê?

“Lemos seu post de ontem em seu blog. Acreditamos que uma ideia ali delineada pode se consolidar em um negócio realmente big. Somos um grupo de investidores interessado em mapear e incubar iniciativas de negócios online. Caso tenha interesse, favor entrar em contato com fulano de tal blá-blá-blá-blá-blá.”

O post foi mesmo um sucesso. Foi tanto que a ficha caiu quando recebi o e-mail do tal grupo de investidores: deve ter muita gente patenteando o que era para ser, apenas, um ensaio irônico-malicioso.

É até possível que alguém fique rico com minhas tímidas ideias, vomitadas sem censura, sem preocupação de viabilidade e pelo simples prazer de distribuir indiretas a torto e à direita.

Mas de que valem as ideias? As big?

Esta semana acontece uma feira de empreendedores em São Paulo. Centenas de ideias big, bad e esdrúxulas se atropelam em algum pavilhão lotado de “investidores interessados”. Centenas, milhares de ideias se apertam nas gavetas de milhares de cientistas, técnicos, aposentados e publicitários. Deve ter mais ideia vagando no espaço do que realizações humanas. Mais ideia perdida na blogosfera do que livro na biblioteca do congresso americano. Deve ter tanta ideia big nos lixões, nos arquivos, nas memórias frustradas, que a oferta abundante deprecia seu valor de forma infinitesimal.

“Prezados investidores interessados,

A ideia que vocês consideraram big no meu artigo é de vocês. Façam dela o que quiserem.

Só peço um único pagamento: avisem-me se ela for realizada. Pode ser por vaidade – admito e agradeço-lhes por terem me despertado tão nobre sentimento – mas meu interesse é nutrir um certo mau humor inconformado.

Não me parece adequado julgar uma ideia em função de sua capacidade de gerar “big negócios”. Tampouco me parece que o valor de um criador está na big ideia que ele um dia, num desatino inspirado, resolveu realizar.

O valor de uma big ideia só se mede pela sua aplicabilidade. O valor de um criador só se mede pela capacidade de gerar novas e incessantes outras big ideias.”

4 thoughts on “Big ideia é big por quê?

  1. Caro Alphen, descobri por que eu não consigo parar de ler seu blog: “meu interesse é nutrir um certo mau humor inconformado”. O meu também. Mas não sempre, né?

  2. Putz, essas duas últimas frases do seu post são demais. Tem um livro do cara que fundou o Behance (Making Ideas Happen, Scott Belsky), que fala muitas coisas legais nesse sentido também. Curto tanto essa onda de desapego que me juntei com uns amigos pra fazer um site que convida as pessoas para compartilharem suas ideias de um jeito simples. Ó, isso não é spam, hein? É só porque o espírito do post é exatamente o espírito do nosso projeto. E como não achei seu email por aqui, resolvi compartilhar nos comments mesmo. É http://ideeeas.com Qnd tiver um tempo dá uma olhada lá 🙂

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