A propaganda faz da arte gato e sapato

Ele começou fazendo grafitti, desses que cobrem as cidades, já invadiram as galerias de arte e são o sonho de toda desperate housewife em incontinência cultural. Arte é hype, dizia uma flamejante empresária da moda.

Disseram-lhe que sua atividade sujava a cidade, então ele resolveu decalcar limpeza nas paredes sujas com pistolas de água.

Continuou incomodando então fez pequenos atentados à publicidade que cobre o espaço urbano, furou os olhos dos modelos fotografados e também seqüestrou um deles em Berlim, com pedido de resgate e tudo.

Zevs tem um apreço especial por marcas de luxo que ele liquefez no seu trabalho de intercâmbio cultural com a industria da alta moda.

Hoje, ele faz grafitti invisível que por não poder ser visto, não incomoda mais ninguém. Só quem passeia à noite com uma lanterna de luz negra.

Zevs foi o palestrante do terceiro Pense Moda, um evento que tenta resgatar o universo da Moda da lobotomia massificadora. Na platéia, estudantes, jornalistas, publicitários, estilistas e correlatos esfomeados. No palco, um show de doce cinismo. Entre os dois, um revelador  mau estar, como aquele provocado pelo mictório de Duchamps quando foi exposto pela primeira vez. Uma luta silenciosa de Haikido.

Sua palestra foi uma performance do improvável diálogo entre dois avessos. Uma performance que reafirma as diferenças de propósitos, inconciliáveis, entre manifestações artísticas e comerciais.

A arte contesta, debate, discute por discutir, por debater, por contestar. A propaganda, se contesta, se debate, se discute, é para seduzir, embriagar, vender.

A Coca-cola gostou da ideia de Zevs e seqüestrou garrafas na sua própria propaganda. Mias uma daquelas enganações grosseiras tão em voga nos festivais. Não teve a menor graça e foi um epic fail.

Que energia perdemos e frustração nutrimos quando a propaganda se finge de artista.

3 thoughts on “A propaganda faz da arte gato e sapato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook