Orkut X Facebook em Cajamarca

De um lado, o velho comandava sua pequena força de sessenta cavaleiros e cento e poucos homens a pé. Do outro, o imperador pimpão à frente de um exército de 60 mil homens.

Por que Pizarro venceu Atahualpa, em Cajamarca? Cansados soldados venceriam um exército 400 vezes maior, bem alimentado, defendendo sua própria terra e seu Deus Soberano? Estratégia e desespero poderiam dar cabo de um império que dominara seus inimigos de forma implacável?

As probabilidades, felizmente, não explicam tudo. Muito menos a Wikipedia.

Mas a história é bem conhecida.

Pizarro tinha maldade no coração: convidou o imperador para parlamentar e o fez prisioneiro. Recebeu resgate riquíssimo mas descumpriu o trato e matou Atahualpa.

Mas Pizarro é um acidente de percurso que, com boa vontade, só acelerou em poucos meses a vitória. A Espanha teria aniquilado o império Inca com ou sem Pizarro.

Os brancos tinham eficientes montarias – os cavalos – armaduras resistentes – de aço – armas poderosas – com pólvora.

Dizem que o Facebook (4% de penetração) cresce no Brasil a taxas de 400% ao ano. O Orkut (40% de penetração) pula de 30% em 30%.

O Facebook tem os milhões do Goldman Sachs, e o Orkut, a soberania preguiçosa do Google.

O Facebook tem a fanática evangelização Yankee. O Orkut come pão de queijo, sem pressa.

Ainda torcemos, mas já vimos esse filme em Cajamarca, quase 500 anos atrás.

9 thoughts on “Orkut X Facebook em Cajamarca

  1. Ai, ai… Facebook. Não conto isso para ninguém, mas penso de vez em quando, bem baixinho, se essa febre toda não será, em 2 ou 3 anos, mais um chabuzão como a Second Life, que ia mudar o mundo mas não mudou é nada. Tem “geração Y” por aí que nem sabe o que é, ou o que foi. Tá bom, o Facebook existe, é legal (discutível), é moda, é grande e deixou o nerdzinho insosso bilionário – o que, reconheço, dá uma certa inveja. É certo que “a rede social” (chamada nos cinemas assim mesmo, como se fosse a única) tem no momento tanta relevância que não pode ser ignorada. Mas será mesmo que vai mudar o mundo? Comer o Orkut? Virar tudo de cabeça para baixo? Meu palpite: crescerá até um teto, perderá boa parte da força no pós-novidade (talvez pela migração para uma “nova novidade”), coexistirá com os concorrentes e se tornará, simplesmente, parte do cenário. Não ele todo.

  2. A história da conquista Espanhola não é tão simples… mas Atahualpa levou uma puxada de tapete do meio irmão…. tipo, puxada de tapete igual ao conto do Rede Social.

  3. puxa vida!
    e em “300” aconteceu a mesma coisa!!!
    tô besta como a História se repete.
    super acho que o facebook é tão revolucionário qto a descoberta e destruição da civilização de um continente inteiro.
    santa sapiência, batman.

    1. Sabe, amiga, foi só uma comparação ilustrativa, um paralelo figurativo, uma semimetáfora (bem ao estilo do nosso amigo Alphen, e combinando com a formação dele, em história). Não deu pra captar?

      1. putz, todos os meus professores de história eram muito chatos. tá explicado. agora me explica o que é uma semimetáfora, pls? num intindi.

  4. A maior atração no início do Facebook, era estar em um clube exclusivo.

    Quanto maior o crescimento, menor a exclusividade.

    Esse valor já foi extinto do Facebook ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook