Criação ou colaboração

O desenvolvimento tecnológico tem aceleração progressiva. Isso significa que, se levamos milhares de anos para descobrir a fala, levamos menos milhares para a escrita, menos ainda pra a imprensa, e não vemos a hora de anunciarem logo a nova versão do Ipad, que se não ocorrer em meses, nos fará anunciar a decadência irreversível da Apple.

Outra constatação inegável é que o progresso é uma cadeia que ocorre por uma sucessão infinita de pequenas descobertas que se sucedem. Embora tendemos a valorizar as grandes mentes, Guttemberg não inventou a imprensa, juntou cacos de descobertas tão maravilhosas como a sua, como os tipos móveis, criados milênios antes, pelos chineses.

Aceleração progressiva e cadeia criativa é a base de nossa superioridade.

Tomar consciência disso é um exercício de humildade saudável porque a dependência desses dois fatores de superioridade é inexorável, inapelável, incontrolável.

Queremos sempre mais e quanto mais rápido queremos mais, mais interdependentes precisamos nos tornar, menos vaidosos, poderosos e ricos, também.

No limite que já alcançamos, a capacidade criadora – reputada ser de herança mágica ou divina – atomiza-se, esfacela-se, perde relevância.

Não é mais da presumida conexão com o éter criativo que devemos atribuir valor ao trabalho, mas da capacidade integradora e colaborativa.

5 thoughts on “Criação ou colaboração

  1. Não acredito no “éter criativo”, na viagem tola e abobalhada nem na inspiração das musas, a não ser como alegoria. Acredito, isso sim, em talento ampliado pelo trabalho. Não sei se a capacidade criadora é herança mágica ou divina, mas não acho que esteja perdendo relevância. Inclusive porque sem ela a própria colaboração dá em nada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook