Coletivo de ideia é big idea

Comportamentos coletivos que se auto-influenciam são da natureza humana. Tem gente que recebe convite anônimo para comparecer em local estranho, numa hora inapropriada para participar de algo que nunca foi feito antes. E vai. Muitos vão. Pela simples crença inconsciente de que outros também atenderão ao chamado do destino. Experimenta buzinar num túnel, olhar no vazio parado no acostamento da estrada, comprar um tênis de marca esquisita, rir numa situação sem graça. Em pouco tempo, outros irão buzinar, parar, comprar, rir. É assim que se deu a revolução francesa. É assim que se deu o genocídio em Ruanda. É assim que se dá na propaganda também.

Experimenta promover um evento enorme, com celebridades incontáveis, produção faraônica, em Londres, Berlim, Barcelona, no deserto do Atacama. Pode ser um show, um keynote, um jogo de futebol, um piquenique. Experimenta fazer desse encontro memorável um documentário. Um longo documentário bonito, com texto bonito, entrevistas bonitas, muitas câmeras, muita graça, vinhetas, rimas visuais. Experimenta fazer esse documentário em vários capítulos. Experimenta fazer uns cortes para conteúdo de rede social, experimenta fazer uns cortes para um filme de break exclusivo, experimenta fazer uns cortes para filmes de 30 segundos, 15 segundos, vinhetas de 5. Experimenta empacotar tudo como uma big idea. Experimenta dizer que é um conteúdo riquíssimo. Experimenta dizer que a marca que vai financiar tudo isso é só um viabilizador, uma alavanca, um mecenas desse conteúdo inédito. Experimenta fazer uma estratégia de RP que anuncia o feito antes do feito, experimenta soltar teasers nas redes. Experimenta defender que é um material universal, global, trans-tudo. Experimenta dizer que não é propaganda, é cultura.

Coletivo de peixe é cardume, de cachorro é matilha e de humano inteligente é humanidade burra.

Coletivo de ideia é big idea e de emoção, não é emoção, é histeria.

4 thoughts on “Coletivo de ideia é big idea

Leave a Reply to (@alebenotti) (@alebenotti) Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook