Aspiracionais são eles

Somos uma espécie em extinção por seleção natural. O tempo dos abonados que inspiravam a plebe já era. Nós não somos aspiracionais de ninguém mais.

É uma revolução tranquila que opera há muitos anos no Brasil. Uma revolução alegre. Novos valores, novas estéticas e novos sonhos percorrem as periferias e o fetichismo dos comedores de brioche – nós – ficou ridículo. Talvez nos confinem, um dia, num museu de história natural e morramos de tédio enquanto riem de nossos modos.

Já acontece, devagar.

Ainda chamamos de safari a visita à selva onde moram os normais mas já habitamos um vetusto museu. Temos a pretensão de achar que as pessoas nos imitam como macacos desajeitados mas os animais mal adaptados  somos nós.

Embora ainda possa se falar em aspiração entre classes sociais, o espelho mudou de lado. Quem se inspira em quem mesmo?

É mais tendência  emular o molejo do funkeiro, se vestir de skatista da zona leste, falar com traquejo de bandido do que usar foulard de seda, mocassim sem meias e preferir “Orange is the new black”  a “Vai que cola”.

Está um pouco na hora de parar de achar que pobre se inspira em rico. É uma espécie de preconceito. Não, os consumidores não prezam necessariamente nossa imagem nem desejam acima de tudo ser nossos semelhantes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook