A audiência é cândida. Crente.
Mídias de massa pressupõem públicos dispostos a acreditar, sem partis-pris e até bom senso.
O mecanismo da comunicação publicitária nas mídias de massa não privilegia a mensagem mas a forma, nem o impacto mas a repetição.
O efeito da forma – entorpecente, e da repetição – pavloviana, é a desejada adesão, inconsciente, portanto instintiva, a uma marca.
Mas porque somos cartesianos por formação, não sabemos medir os coeficientes inconscientes de convencimento. É por isso que tantas pesquisas medem o supérfluo. Não existe correlações matemáticas no cérebro límbico.
A gente quer achar causa e efeito entre stopping power e absorção de mensagem, entre absorção de mensagem e intenção de compra. A nossa lógica é cristalina: quanto maior o impacto, maior a concentração na mensagem, e quanto mais assertiva a mensagem, clara, simples, verdadeira, maior o convencimento. O consumidor só desperta se tiver impacto. Se despertou, ouve. Se ouviu, convenceu-se.
Isso é desconhecer, ou esquecer ou desencanar da nossa própria natureza, humana.
Despertar um consumidor significa pedir para ele ligar o tico com o teco, colocar seu “cogito ergo sum” para funcionar. Ele acorda, ouve a mensagem e imediatamente coloca-se em posição de guarda e crítica. O risco é grande dele achar a mensagem boba ou mentirosa, por puro espírito de porco que é como funciona nossa cachola.
Por que será que queremos acordar os consumidores se eles estão afim de madornar?
Acho que o consumidor “médio” do Brasil não gosta de coisas que chamem atenção de verdade, prefere a água com açucar, se não for isso como explicar a enorme audiência das novelas da globo que tratam os telespectadores como ignorante?
Podemos argumentar do alto valor da Tv paga e da banda larga, mas ainda sobram os bons livros que são encontrados em sebos por 1 real ou 2, o rádio ou uma caminhada em volta do quarteirão, mas não, eles continuam com a novela. Eles gostam disso!
@monitordemidia: Literatura nos obituários é tema de pesquisa do Monitor de Mídia. Confira! http://monitordemidia.wordpress.com/