60% da receita publicitária do Facebook é a-agência

O Facebook faturou no ano passado 1.86 bilhões de dólares em propaganda. Para uma empresa que ainda usa fraldas, é um resultado e tanto. Se esse número não chega a embevecer as megacorporações da mídia, o que impressiona é que 60% desse resultado é a chamada propaganda self-service, portanto sem agência de propaganda alguma no meio.

Em Nova York, depois que os fast-foods viraram o capeta da supercalórica fome americana, a nova tendência de comida barata (sim, tendência não é só pra arroto de rico) é invenção nossa: o serve-serve-a-quilo. Pelo menos enquanto a comilança a quilo não vira alvo da nova ativista Obama. O serve-serve-a-quilo é a proeza do paga  quanto pode comer. Ideal, mas constrangedor, seria pesar o cliente antes e depois da refeição, numa espécie de success-fee. Mais ou menos como a propaganda-monte-seu-prato do Facebook.

Aqui no Brasil, a miséria é pretexto sem-vergonha. Para um certo tipo de turismo, por exemplo. Para um certo tipo de diversão. Para um certo tipo de arte. É nossa maneira de esconder e aliviar a vergonha. Dilúvio sem precedente: lá vem aquela enxurrada de ajuda voluntária. Nego mora na tosqueira: lá vem aquele desfile cheio de brilho e nobreza. Cidade horrenda e suja: grafitti é arte, gente! Mais ou menos como a propaganda-faz-de-conta das grandes marcas na Internet.

Pangloss, o profeta do “tudo está bem no melhor dos mundos possíveis” acabou pedindo esmolas, sem perna nem braço. Filosofar sem mau humor dá nisso.

11 thoughts on “60% da receita publicitária do Facebook é a-agência

  1. Até admiro, até certo ponto, seu mau humor… mas sobre o que é o post, mesmo? Sobre o fato de no Facebook dominar a propaganda “agência free” ou sobre as idiossincrasias e contradições vergonhosas do Brasil? Sei que deve haver alguma relação filosófica entre ambos…

    1. Filosóficas não diria, apenas metafóricas. Eu estava com vontade de falar de todos esses assuntos hoje e fiz essa salada aí.
      1) A propaganda na Internet é self-service e já não se pode mais dizer q isso é porq não movimenta muito dinhero.
      2) As marcas fazem alguma espuma sobre propaganda na Internet mas ainda é bastante me engana q eu gosto.
      3) Os quilos são um sucesso nos Estados Unidos porq são justos e sadios.
      4) Por que a gente não fura com um monte de janelas ou varandas ou jardins as paredes cegas dos prédios horrendos ao invés de usar o eufemístico grafiti tapa miséria?
      Juntando 1 com 3 dá: a propaganda self-service é justa e sadia.
      Juntando 2 com 3 dá: a propaganda na Internet é um eufemismo.
      Juntando 1 com 2 com 3 com 4: só o desabafo salva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook