Retroceder jamais.

Se você estiver a fim de lançar um produto, um serviço, uma estratégia de divulgação, uma campanha, um foguete ou sua sogra a vereadora, comece pela Internet. Você pode fazer tudo certinho, bem planejadinho e inteligentemente mas, se você esqueceu a Internet, dançou, a mídia espontânea vai te desprezar solenemente. Gozado mesmo isso. Meia dúzia de bannerzinhos que custaram algumas patacas de veiculação e meia horinha de trabalho na agência dão tanta repercussão quanto um filme milionário. Incrível. O que dizer então da supervalorização virtual das empresas web oriented.

Fazer o quê? Ué, melhor fazer igual.

Alguns falaram em espuma cybersônica e por isso mesmo fizeram caretas de desprezo sobre o assunto. Estão comendo poeira agora. Muita poeira.

Outros, mais arrivistas, ficaram excitados com tanta boa vontade aparente. Montaram estruturas de opereta com muito blablablá vazio para a mídia e lançaram estratégias tapumes. Estes ainda sobrevivem, toscamente escondidos atrás de seus discursos, prêmios, RPs e chantilly, muito chantilly. Pobres Janotas defendendo suas máscaras.

Bom, e tem os outros também, claro e viva. Os estressados entusiastas da primeira hora. Aqueles “it´s about changing the world we are talking about” ou melhor “It´s about money we are stressing about”.

Mas vou falar agora daquela que, sem dúvida, é a maior fábrica de espuma do planeta Web, a Starmedia.

Tudo começou muito esquisito. Lançaram um portal para “los hermanos chicanos e brasileños”. De onde tiraram esse conceito obviamente alienígena?

Aí, insistiram. Mais esquisitices. Contrataram gente. Um monte de caciques brazucas. Depois torraram uma boa grana na mídia com uma campanha vaga, anunciando um produto vago, para um público mais vago ainda.

E alguns apostaram: deve ser excentricidade de quem não sabe o que fazer com tanta grana ou a crônica de uma falência anunciada.

Mas continuou a saga: saíram comprando empresas, tirando dinheiro de alguma cornucópia mágica. Mas, então, você entrava lá e continuava o mesmo inexplicável depósito de ilusionismo.

Só que a estratégia continuou paciente e firme.

Então acontece a proeza. De espuma em espuma, aquilo toma vulto, forma e peso. Cresce, se multiplica, num piscar de olhos vale quase 3 bilhões de dólares e deixa todos, todos sem exceção, estarrecidos. Mais incrível ainda: a Starmedia é hoje um player consistente e agressivo. Joga pesado e está incomodando muita gente: os estressados, os da poeira e os da opereta.

Vai entender essa tal de Internet.

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