Internet? Old fashion.

O ambiente era estranho. Cheiro de incenso no ar, mantras ecoando aqui e ali. O público então, nem se fala. Hippies carecas, fósseis de Woodstock, intelectuais ufólogos, mantos laranjas. Uma fauna. O palestrante era um beato com olhar de águia. Um monge tibetano, do entourage do Dalai Lama. Um gaulês, filho de um dos mais eminentes intelectuais de esquerda. Depois de muitas odes à compaixão, um incauto ouvinte levanta a mão e pergunta: “o que o senhor acha da Internet?”. O mestre respira profundamente, sorri maliciosamente e responde: “Internet? Ah, isso é old fashion. Email? Old fasion. Nós, no mosteiro, navegamos nas mandalas e fazemos chats telepáticos!” Risadas na sala, mas eu não achei a menor graça. Fiquei é perplexo. O que diabo aquele pregador medieval estava querendo dizer. Pus me então a meditar, do meu jeito.

Mas afinal de contas, que diabo é a Internet? Muitas pestanas queimadas depois, minha conclusão ficou quase tão arcana quanto a piada do monge: Internet não existe. Internet é.

Não existe porque não faz mais o menor sentido dizer “eu faço Internet” ou ainda “navego na Internet”, “compro na Internet”, “amo na Internet” e por aí vai. Internet não é uma atividade, não é um ambiente, nem um local, muito menos um motel. Internet é um conceito. Uma idéia.

E mais. Quando a Internet (com maiúscula) virar internet (com minúscula) e ela deixar de existir exclusivamente neste device inapropriado, complicado e caro chamado computador, quando ela estiver presente no meu celular, na minha máquina de lavar, na torradeira e na descarga da minha privada, para quê falar de Internet? Alguém diz “navego na eletricidade” quando passeia por um shopping center cheio de neons e luzes químicas? Não faz o menor sentido, não é mesmo? O mesmo para a Internet.

O que deve-se reter desta…vejamos….coisa?….

Primeiro “Net” que, como todos sabem, significa “rede”. Uma rede não tem centro. Não há órgão emissor nem receptor. Todos os pontos são igualmente e ao mesmo tempo ambos. Todo ponto, a saber, você, recebe e envia. Envia e recebe. Recebe, processa e envia. Isso para Net.

Segundo “Inter”. Inter de intergalactico. Inter de interação. Todos os pontos se relacionam com todos os pontos. Assim, e complementando o conceito acima, todos os pontos recebem, processam e enviam para todos os pontos.

Isto é Internet. Tudo isso e só isso. Quem for capaz de entender, sacou tudo. Se você quer vender, é só isso que você deve saber sobre essa tal de Internet. O resto, é vender, como você sempre fez. Chamando o público, atendendo, fidelizando. A diferença é saber que seu público é receptor, processador e emissor. Se ele vem à sua loja, ele quer ser atendido mas quer também participar. Mais. Seu público vem, participa e, num passe de mágica ele pode ser tornar seu consultor, seu vendedor, seu sócio. Ou seu inferno astral, sua pedra no sapato, seu concorrente.

Internet não existe portanto. Internet é. Ela está em tudo e em todos. Ela é a nova ordem mundial. A nova revolução conceitual do capitalismo. Não precisamos reinventar a roda. Só saber que agora, o consumidor, ser passivo, virou ativo. Que o consumidor, seu cliente, virou seu sócio. Que o consumidor, seu amigo, virou seu inimigo.

Esta é a grande lição da Internet. E que os puristas me perdoem mas não pronuncie mais seu nome em vão. Onipresente e onisciente, ela significa uma mudança visceral não apenas na economia mas no comportamento das pessoas.

Bingo! Era isso que o descabelado abóbora estava falando. Falar de Internet é old fashion. New fashion não é entender o que a Internet vai fazer com seu negócio, mas o que o new consumer está fazendo com ele, graças a ela.

Quando você parar de pensar que a Internet mudou algo e começar a sacar que as pessoas é que mudaram, você estará no Nirvana.

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