Um país de miseráveis.

O Brasil é um país maravilhoso. Generoso. Quantas vezes não ouvimos isso, não é mesmo? Pois eu acho que o Brasil é um país miserável e mesquinho.

Sempre será miserável um país em que a vida tem menos valor do que um carro, um relógio, um tíquete de restaurante. Sempre será mesquinho um país conduzido por uma elite entrincheirada, cínica e arrogante.

O Brasil é um país miserável e mesquinho. Mas os brasileiros não o são. Os brasileiros são o que são. Um povo, com pessoas de carne e osso, desejos e sonhos, ambições e contradições.

O engraçado é que fomos educados a acreditar no Brasil. Fomos domados para Crer.

Como carolas-pé-de-padre. Como cavalos.

Mas a crença pode se sustentar em duas bases antagônicas. A primeira é o critério da fé, portanto irracional. A segunda é a objetividade, portanto racional.

Política não deveria ser profissão de fé. Mas racionalidade também não costuma ser o critério típico daqueles que nos governam há tanto tempo.

Não faço a menor idéia de quem fará ou não um bom governo. Quem tiver esta certeza votará com a consciência limpa desde que seja uma escolha racional e livre. Sem crenças nem chicote. Qualquer que seja o candidato.

Mas como acredito que o Brasil oficial dá de ombros para seu povo, não tenho opção a não ser desconfiar de qualquer modelo de governo que sugira continuidade. Mesmo que seja de forma envergonhada, arrependida ou disfarçada.

Há muito tempo que me tornei adulto e que parei de Crer. Quanto ao cabresto tento afrouxá-lo sempre que posso. Sempre que tenho coragem e chance para fazê-lo. Como agora, no sufrágio que se aproxima.

Há muito tempo que só acredito na força da dialética. Racional, fria.

Só acredito que este país, no qual eu quero viver, não pode se dar ao luxo
de não experimentar a alternância das idéias, dos objetivos, do caráter, das biografias. Mesmo que a gente se arrependa depois.

0 thoughts on “Um país de miseráveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Connect with Facebook