Fomos disciplinados que a ideia é origem de onde nascem e explodem todas as iniciativas de comunicação de uma marca. Como Lancelot, perseguimos com o coração puro e convicção inamovível, o graal fundador, a big idea.
É muito comum no entanto perseguir-se uma big with idea ao invés de simplesmente uma idea. Superlativar uma idéia é um pleonasmo, a menos que o significado de big seja algo como caro ou barulhento. Assim – e muitas vezes – o que é big tem mais importância do que é idea. Uma celebridade loira, um jogador de futebol, um gordo que anda de avião, um cantor supersticioso ou outro socio-fóbico, desde que seja muito difícil de conseguir e custe os olhos da cara, é uma big idea.
Quem cunhou o termo pela primeira vez, pode ter tido uma intenção diferente, talvez ele tenha simplesmente pensando em diferenciar essas ideias daqueles suspiros originais tão comuns, daqueles gadgets criativos que costuma-se perseguir na falta que faz uma certa liberdade necessária para quebrar regras. Pois se estamos tolhidos por pesquisas e opiniões precoces, resta-nos procurar as centelhas microscópicas. Mas a big idea enquadrou-se, aviltou-se, e virou simplesmente uma ideia que se encaixa nos cabrestos conservadores com voz portentosa. E por que tem que se moldar às mediocridades hierarquizadas, perde seu pedigree de ideia.
Uma ideia antes de ser grande ou pequena, tem que ser boa. E para que seja boa, ela tem que ser nova, pertinente e surpreendente. Só isso e não é pouco.
Mas a brisa megalonanica sopra.
Big Idea: muito big e pouco idea « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/8l3B6jS via @alphen
Negócio é o seguinte: quem procura a “big” nunca a encontra (e é mesmo megalomania); que procura a boa, às vezes vê-la tornar-se “big”, o que só acontece porque – veja só – ela era boa. Simples assim.
Negócio é o seguinte: quem procura a “big” nunca a encontra (e é mesmo megalomania); que procura a boa, pode às vezes vê-la tornar-se “big”, o que só acontece porque – veja só – ela era boa. Simples assim.
Uma ideia antes de ser grande ou pequena, tem que ser boa.Só isso e não é pouco.Mas a brisa megalonanica sopra http://t.co/pPnpG7i (@Alphen)
“Big Brother”