O bom planejamento de comunicação não é aquele que levanta suspiros da plateia, não é aquele que provoca perguntas inteligentes, muito menos aquele trunfado de glamorosas citações que arrancam concordâncias inequívocas.
Tem sido muito fácil aprovar o backstage da propaganda. Tem sido fácil demais levar a coxia para o palco principal. Tem sido fácil demais sair de uma reunião com ramalhetes de flores na mão dos contrarregras e atores condecorados com tomates podres no peito.
Quando o planejamento brilha e a criação chora, é porque o planejamento foi incapaz e profundamente egoísta. Quando o planejamento está aprovado e a criação precisa de ajustes eufemísticos, é porque o planejamento falhou vergonhosamente. Quando o planejamento está bom e a criação não chegou lá, é porque o planejamento estava errado no briefing e na defesa.
A glória fácil do planejamento materializado em uma comunicação medíocre na rua é sinal de que algo está errado. Nos papéis, nas expectativas, no processo e nas veleidades.
O bom planejamento é aquele que treina, incentiva, inspira e suporta. Custe o que custar, inclusive as premissas, inclusive o suporte, inclusive as vaidades.
Decidiu-se que existiam pessoas que criavam e outras que pensavam. Mas foi evidentemente uma figura de linguagem exagerada, que levaram a sério. Como é pretensioso chamar os que escrevem e os que ilustram de Criativos! Como é arrogante dizer que aqueles que pesquisam e defendem são Pensadores! E como é injusto atribuir menos pensamento aos que criam e menos criatividade aos que pensam!
O bom planejamento tem que ser frouxo no briefing como o bom criativo deve ser maleável na convicção. O bom planejamento não pode ser covarde e o criativo preguiçoso.
O bom planejamento de comunicação é, no mínimo, aquele que aprova uma campanha e, no máximo, aquele que coloca um trabalho bom na rua.
Interessante: Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/ci5NkekJ via @alphen
Parabéns Fernan, nada como um texto brilhante para melhorar nosso dia!”
Sempre Preciso..!! Planejamento e criação, la même chose http://t.co/I5pID2t5 via @Alphen
Planejamento e criação, la même chose (via @alphen) http://t.co/H1Zr3fTV
lindo!
Planejamento e criação, la même chose. Novo texto do @Alphen. Cirúrgico, como sempre. http://t.co/qUxfr3p0
Muito bom ponto de vista sobre “Planejamento e criação, la même chose” « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/PPXTzKEj via @alphen
Beeem legal http://t.co/BXon43BL
Publicitário, comunicólogo e comunicador, vale a pena deixar seu ego ler esse artigo do Alphen: http://t.co/K9pgq5BR
Texto perfeito do @Alphen: Planejamento e criação, la même chose – http://t.co/M8x4wmfU
Planejamento e criação, la même chose —-> http://t.co/4b7GtORW
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/8o6QdUWu via @alphen
Muito bom. #planejamentocriativo RT @luizfelipecrb: Texto perfeito do @Alphen: Planejamento e criação, la même chose – http://t.co/VRt9H0UA
Bom texto. Pretensioso é com S. Abraço!
Planejamento e criação, la même chose. http://t.co/daWsDRTa (via @alphen)
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/aeFVv4nx via @alphen
Sensacional -> Planejamento e criação, la même chose http://t.co/gFHqoFXF via @alphen
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/cbGQUlKz via @alphen
clap, clap, clap! –> Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/PzGZ3Afg via @alphen
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/NaE8YDUP via @alphen
“..como é injusto atribuir menos pensamento aos que criam e menos criatividade aos que pensam!” – @Alphen
http://t.co/zFLuMJsH
Mr. Fernand, souvent le plus complex est de convaincre les créatifs de nous laisser participer du processus créatif. Mais je comprend aussi que tout est une question de construire des relations de confiance et gagner du terrain. Au fait, on se fait une bouffe un de ces 4? Abraço
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/cbZBYsqY via @alphen
Planejamento e criação, la même chose http://t.co/XWroDRho #planning
ÓTIMO: “Planejamento e criação, la même chose” http://t.co/XB4I6F3p (via Fernand @Alphen http://t.co/bN5tNqgw)
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/kVVLH5pc via @alphen
=>Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/jurvbWDn via @alphen
e o original http://t.co/DIbi3bW8
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/OeCT6A4S via @alphen
Querido Fernand,
Parabéns por mais um texto visceral, cheio de verdade. Grande abraço, Marcello
Planejamento e criação, la même chose « Fernand Alphen’s Blog http://t.co/ExGlMVsu via @alphen
Puxa, este teu post bombou Fernand! Você conseguiu tocar as almas sedentas por mais justiça, honestidade e harmonia nas relações profissionais.
Uma excelente reflexão sobre os trabalhos dos “criativos” e dos “pensadores”. Planejamento e Criação: la même chose. http://t.co/o2calcDr